Cartografia da literatura serrana

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

A Região Serrana do Rio Grande do Sul é composta por cidades, comunidades e culturas que se aproximam e se diferenciam em muitos momentos. Conforme Zilá Bernd em Literatura e Identidade Nacional, “a construção da identidade é indissociável da narrativa e consequentemente da literatura”. Por isso, a Fundação Cultural de Canela e a Pizza Literária (evento de bate-papos e encontros entre escritores e leitores promovido pela Boutique de Pizzas Viale) se uniram para construir um mapeamento da literatura da Serra Gaúcha. A iniciativa terá lançamento oficial nesta semana, em duas ações on-line com escritores da região.

O projeto Pizza Literária: escritores serranos – Nossas Histórias foi contemplado pelo edital da lei Aldir Blanc de São Francisco de Paula. Serão duas lives, com duração de uma hora cada, em que os produtores culturais Patrícia Viale e Fernando Gomes irão mediar um bate papo com seis escritores – três em cada live. “A ideia é iniciar um projeto maior de mapeamento da literatura serrana, onde será apresentada a diversidade dos textos produzidos na região e divulgar este material para a comunidade literária. As lives serão o pontapé inicial deste projeto”, explica Gomes.

A primeira live ocorre no dia 2 de dezembro, quarta-feira, das 19h às 20h, com os escritores Adriana Borella, Rubia Jandrey e Zé Carlos Fonseca. No dia seguinte, quinta-feira, no mesmo horário, participam Athos Xavier de Brito (também conhecido como o poeta Peladinho), Daniela Echevenguá e Vinicius Zini. As plataformas de exibição das lives serão o Facebook (Boutique de Pizzas e Livros Viale) e o YouTube (canal Patrícia Viale).

Agende-se!
Pizza Literária: escritores serranos – Nossas Histórias
Quarta, 2 de dezembro, com Adriana Borella, Rubia Jandrey e Zé Carlos Fonseca
Quinta, 3 de dezembro, com Athos Xavier de Brito (poeta Peladinho), Daniela Echevenguá e Vinicius Zini
Das 19h às 20h

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s