Livro analisa escrita de Clarice Lispector sob o viés da linguagem

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

No ano em que se comemora o centenário de nascimento de uma das mais expressivas e reconhecidas escritoras brasileiras, uma nova obra chega para os leitores e estudiosos de Clarice Lispectos. A pontuação do silêncio – uma análise discursiva da escritura de Clarice Lispector é resultado da dissertação de mestrado defendida por Noeli Tejera Lisbôa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação da prof.ª Dra. Freda Indursky. O livro integra o catálogo da Editora Pontes, fortemente dedicada a publicações na área de estudos da linguagem, e analisa a escritura de Lispector sobre o viés da Análise do Discurso. A partir do estudo do silêncio com um fato discursivo, a jornalista e mestre em Letras Noeli Lisbôa analisa a pontuação inusitada de Clarice Lispector em seus textos.

Responsável também pelo prefácio, diz Freda Indursky: “Este livro se reveste de uma dupla face muito bem urdida teoricamente ao entrelaçar a Literatura com a Análise do Discurso (AD) e apresenta interesse tanto aos leitores do campo literário quando aos leitores que se inscrevem na AD. Aos literatos, este livro aporta uma chave de leitura diferente, pois proveniente do campo discursivo. Aos analistas do discurso, mostra como questões de linguagem podem ser observadas na prática da escrita e, ao mesmo tempo, como a escrita literária tem o poder de romper com saberes estabelecidos.” Partindo dos pressupostos da Análise do Discurso de que tudo, na linguagem, é ideológico, a autora analisa os silêncios clariceanos como espaço onde as palavras já não bastam e, portanto, onde não há mais o ideológico, mas a impossibilidade de simbolizar a experiência humana. Esse silêncio para a AD é o real do discurso. Ou como diz a própria Clarice em Água Viva: a realidade não tem sinônimos.

A pontuação do silêncio – uma análise discursiva da escritura de Clarice Lispector está disponível no site da editora (link externo) e na Amazon (link externo).

Sobre a autora
Noeli Tejera Lisboa possui graduação em Jornalismo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, tendo atuado como repórter na editoria de ensino no Jornal Zero Hora de Porto Alegre; como assessora de imprensa nas áreas de saneamento básico, Legislativo, Cultura e Segurança Pública do Estado; como editora dos Jornais Trintas Dias de Cultura e o jornal literário O Continente, da Secretaria de Estado da Cultura do RS. Mestre em Letras/UFRGS na área de Teorias do Texto e do Discurso. Suas áreas de interesse nos estudos da linguagem são comunicação, literatura, política e religião. Atualmente, cursa Graduação em Teologia na Uninter (Centro Universitário Internacional). É integrante do GEPAD (Grupo de Estudos e pesquisas em Análise do Discurso) do RS.

A pontuação do silêncio – uma análise discursiva da escritura de Clarice Lispector
Noeli Tejera Lisboa
210 p.
R$ 42
Editor Pontes
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s