Pressa por crescer

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

“O que você quer ser quando crescer?” Essa pergunta nos ronda (e nos assombra) desde pequenos. Mas o que acontece quando a criança quer crescer precipitadamente, falseando um amadurecimento? Esta é uma das questões sobre as quais se debruça o livro O menino que grande queria ser pequeno, primeira incursão literária da psicóloga e psicanalista Bibiana Malgarim.

Dedicada ao público infantil, a obra, ilustrada por Pacha Urbano, conta a história de um menino que deseja ser grande antes da hora. “Na prática do consultório desde 2004, observo esse comportamento tanto nos pequenos quanto nos grandes. Crescer, sem ser no momento espontâneo, será um parto prematuro de si mesmo. E, dessa forma, o sujeito se apresenta ao mundo ainda muito imaturo, mesmo que aparente o contrário”, conta a autora.

“Toda criança quer e não quer crescer”, diz o psicanalista e escritor Celso Gutfreind, autor do prefácio do livro. “Querer crescer é fundamental para todos os seres humanos. O ponto é como crescer e, com isso, como abrir mão de algumas coisas. Para crescer é preciso perder”, diz Bibiana. No livro, o menino que queria ser grande tem a ajuda afetiva de seu cachorro Neco, que o acompanha em suas mudanças. Eles descobrem juntos que o bom é crescer sem pressa.

A autora e o ilustrador participam de um bate-papo no dia 26 de maio, às 19h, nos canais da Editora Raiz e dos autores no Instagram: @editora_raiz, @bibiana.psico, @pachaurbano. A obra estará disponível para o público a partir de 9 de junho.

Sobre a autora
Bibiana Malgarim é psicóloga e psicanalista, especialista em criança e adolescente. Em seu trabalho, escuta histórias reais de miúdas e miúdos, juntamente com suas famílias. Autora do blog Conversa de Gente Miúda, escreve pela primeira vez para o público infantil. Quando pequena, queria ser médica, escritora e arqueóloga. Tornou-se um pouco de tudo quando escolheu ser “doutora da brincadeira e da conversa”, como certa vez foi apresentada por uma miúda.

Sobre o ilustrador
Pacha Urbano é ilustrador, quadrinista, roteirista e escritor. É autor da série de tirinhas As Traumáticas Aventuras do Filho do Freud, que mistura humor e psicanálise. Menino, queria fazer desenhos animados quando fosse grande e conseguiu: atualmente, desenha e pinta cenários para as animações brasileiras Irmão do Jorel e Tromba Trem, no Copa Studio.

O menino que grande queria ser pequeno
Bibiana Malgarim, Pacha Urbano ils.
48 p.
Editora Raíz
R$ 45

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s