BesouroBox lança podcast sobre o mundo literário

Antenada em tendências que possam aproximar o publico leitor ainda mais dos seus livros, editora de Porto Alegre amplia sua presença nos espaços digitais

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Com a chegada da pandemia e o maior foco de atividades nas redes sociais, algumas ferramentas online tiveram crescimento, caso dos podcasts, programas em áudio que têm a facilidade de poderem ser ouvidos pela internet a qualquer hora. Antenada nas tendências e buscando formas de aproximar o público leitor ainda mais dos seus livros, a Editora BesouroBox lançou o seu podcast voltado ao mundo literário: o Besourando.

Com periodicidade quinzenal e disponibilizado através das redes sociais da editora, o podcast está no quinto episódio. A ideia do projeto partiu da produtora de conteúdo da BesouroBox, Leocádia Costa, que é responsável pelo roteiro, apresentação e edição. Toda a equipe BesouroBox também participa das locuções e entrevistas. Em cada episódio, temas ligados ao mundo da literatura como lançamentos, entrevistas, resenhas, dicas e promoções.

A busca por conteúdo em áudio via streaming só cresce no Brasil e no mundo, e se justifica pelo formato que permite consumir informação e ainda fazer, simultaneamente, alguma outra atividade. Junção das palavras “iPod”, dispositivo reprodutor de áudio da Apple, e “broadcast”, palavra em inglês que significa “transmissão”, o podcast já tem cerca de 34,6 milhões de ouvintes no Brasil (link externo), o que corresponde a 8% da população brasileira. Com a pandemia, o mercado nacional de podcast segue em ascensão. No relatório publicado pela Voxnest, o Brasil lidera o ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu desde o início de 2020. Para 2021, a previsão é que o investimento em publicidade em podcast ultrapasse a marca de US$ 1 bilhão só no mercado norte-americano.

O nome Besourando partiu do título do grupo de whats que a equipe da editora utiliza no dia a dia para se comunicar internamente. “Carinhosamente, além da nossa própria equipe, cada pessoa que ingressa na nossa ‘caixa’ torna-se um ‘besouro’ integrante dessa família. A besourada está sempre nos movimentando, criando e preparando novos livros com temas e áreas variadas do conhecimento em seus três selos, BesouroBox, Legião Publicações e Besouro Lux.”, comenta Leocádia.

O primeiro episódio do podcast foi lançado dia 23 de abril, em pleno Dia Mundial do Livro, e a próxima edição vai ao ar no dia 25 de junho. Cada episódio traz quadros com atrações diferentes e temas relacionados ao mundo literário. No quadro Entrevista-Box, rola sempre um bate-papo rápido e interessante com convidados, no qual já participaram a Editora-fundadora da BBOX, Maitê Cena, o Diretor Comercial e fundador da BBOX André Luis Alt; e a Gerente de Conhecimento Aplicado para Projetos de Educação Infantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Beatriz Abuchaim.

Atrações do Besourando de 25 de junho de 2021

ENTREVISTA-BOX com o escritor e correspondente internacional, Rodrigo Lopes, OLHA O SPOILER! com Gabi Gomes falando sobre o livro juvenil Pão feito em Casa, de Rosana Rios, BESOURO-REDE com o escritor e fundador da AMA Livros, Antônio Schimeneck, PROMO-BOX com André Luis Alt sobre a Coleção Filosofia Espiritualista e BESOURO-BOOK com Pai Caetano de Oxóssi e o livro Ecos de Aruanda.

Outro quadro é o Besouro-Rede, espaço aberto à rede de relacionamentos literários da editora envolvendo livreiros, editores, distribuidores, técnicos, ilustradores, logística e leitores. Deste, participaram: a editora infantil e juvenil do Grupo Editorial Lê, Lourdinha Mendes; a escritora e Presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil Juvenil (AEILIJ), Rosana Rios; o escritor do Selo Legião Publicações e fundador do Triângulo da Fraternidade, Pai Norberto Peixoto; e o jornalista fundador da premiada plataforma Literatura RS, Vitor Diel.

Também há o Besouro-Book, em que os escritores da editora são convidados a ler e comentar um trecho de seus livros e que já contou com os autores I.Boca Migotto, lendo um fragmento de Na Antessala do Fim do Mundo, Jacqueline Naylah, de seu Diário de uma Benzedeira, Aidir Parizzi, extraindo uma parte da obra Mar Incógnito, e Ana Carolina Reis, que abordou o livro Xô, Depressão!.

O espaço do jovem leitor está garantido no quadro Olha o spoiler! com resenhas literárias de livros juvenis, sempre com um spoiler surpreendente apresentada pela “besoura” Gabi Gomes. O podcast ainda conta com os quadros Besouro-Axé, com uma dica de livro que não pode faltar numa biblioteca umbandista, o Besouro-Dica, com resenhas literárias, e o Besouro-Compartilha, relato de um integrante da equipe BesouroBox sobre questões que envolvem o trabalho diário numa editora. Além destes, há os quadros PromoBox, com promoções oferecidas pela editora ao público-leitor, e Besouro- News, que traz notícias sobre as ações desenvolvidas externamente pela editora.

Além do podcast Besourando outros conteúdos literários estão nas redes da BesouroBox em vídeo: o DROPS BBOX voltado aos leitores mais curiosos que amam ler, apresentado por Bruna Dali, e A HORA DA LEITURA, sempre com resenhas informativas e leitura de trechos de livros da editora inéditos ou de catálogo apresentado por Leocádia Costa.

Siga a BesouroBox no Facebook /besouroboxltda e no Instagram @besourobox e fique por dentro dos conteúdos exclusivos da editora.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s