Contos de um torcedor Xavante

César Lascano reconstrói a história do futebol pelotense misturando fato, ficção e paixão pelo Grêmio Esportivo Brasil

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Contos da Arquibancada é o primeiro livro do músico, compositor e escritor pelotense César Lascano. Em sua primeira jornada pela literatura, Lascano traz ao leitor um universo muito peculiar. Torcedor apaixonado do Grêmio Esportivo Brasil, o autor leva o imaginário de quem vivencia, observa e, acima de tudo, sonha o cotidiano do seu clube. Mais do que isso, Lascano traz com doses lirismo, o drama, o humor e a história de um clube, visto a partir de seu ângulo mais autêntico: o do torcedor.

Passagens históricas, bem como personagens marcantes, somam-se, e por vezes confundem-se, com fatos e personagens fictícios, evidenciando que para um autêntico torcedor permitir-se e identificar-se é a linha tênue entre o que é sonho e o que é realidade. Contos da Arquibancada é um livro que não se detém a contemplar somente torcedores Xavantes, mas sim todos aqueles que são apaixonados por literatura e, é claro, pelo futebol.

Entre os contos e crônicas estão recortes de jornais, colhidos do acervo da Biblioteca Pública Pelotense, que ilustram diversas passagens. “São detalhes de considerável riqueza, fruto de uma pesquisa feita com muita atenção e carinho, buscando as manchetes jornalísticas de todas essas passagens históricas presentes no livro. A ideia é justamente causar uma pequena confusão no leitor, mesclando ficção e fatos reais da história do Brasil”, explica o autor

A obra está disponível para venda neste site (link externo).

Sobre o autor
César Lascano é músico e compositor pelotense. Iniciou sua carreira em 2011, apresentando-se nas principais casas noturnas de Pelotas e demais cidades da região sul do estado, interpretando canções de artistas que influenciaram o desenvolver de seu processo composicional. Ainda nos primeiros anos de estrada desenvolveu projeto em formato Duo com o percussionista Wander Garcia. Participou de projetos culturais como a Feira do livro, Fenadoce, Projeto Verão – Prefeitura de Pelotas, MusiUrg, TV Furg e Sete Ao Entardecer. E m 2013 e 2014 participou ativamente e foi um dos produtores do projeto Diablues, voltado à difusão do blues e a desconstrução musical e cultural do gênero no Rio Grande do Sul. Produziu o projeto “Toca um blues aí!” em suas doze edições durante o ano de 2014 e nas edições extras, realizadas durante 2015. Não obstante, desenvolve projeto autoral solo, voltado à MPB. Neste último destaca-se o lançamento do disco Ruas Cruas, em outubro de 2014, trabalho este lançado em Pelotas de modo independente. Foi o idealizador do projeto “Meio a meio”, junto do multi-instrumentista, compositor e arranjador Igo Santos (2015-2017). É o idealizador e produtor do projeto Plays The Samba (2014-atual), voltado a desconstrução de clássicos do Samba de raiz em versões blues, difundindo a significância cultural de ambos estilos para além do âmbito da música. Como produtor destaca-se também o êxito em projetos como Jam de Boteco(2016), Jam no Deck(2016-17) e Jazz & Blues Bender (2018), todos desenvolvidos em Pelotas. Em 2019 desenvolveu projetos com o produtor e multi-instrumentista Paulo Renato Vieira Júnior. Em 2020 foi contemplado com o prêmio de reconhecimento da cultura pelotense. Em 2021 lançou o seu primeiro projeto no âmbito da literatura, o livro Contos da Arquibancada.

Contos da Arquibancada
César Lascano
160 p.
R$ 49,90
Edição do autor
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s