Uma expedição em nome da ciência

Martin Wille estreia na literatura adulta com obra sobre exploração científica de dupla alemã pelo Brasil no começo do século XIX

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

O que levou dois aristocratas bávaros do começo do século XIX a se exporem a perigos, passar fome e sede, viajar a pé, no lombo de mulas, a cavalo ou em pequenas embarcações pelo interior de um Brasil ainda amplamente desconhecido? Não foi o gosto pela aventura, nem a procura por ouro ou pedras preciosas. Sua única motivação era a mesma do grande Alexander von Humboldt e tantos outros que vieram depois dele: puro comprometimento com o saber e com a ciência. Fruto desse apetite por conhecimento, Johann Baptist von Spix, zoólogo, e Carl Friedrich Philipp von Martius, botânico, mencionam em seus relatos coisas muito curiosas sobre o Brasil.

Em A Oeste do Éden: Martius e Spix no Brasil, Martin Ville ilumina o trabalho dos dois atentos pesquisadores hoje pouco conhecidos fora do meio acadêmico, Spix e Martius, que não só contribuíram de maneira significativa com o conhecimento nas suas respectivas áreas, como o aumentaram em muitas outras disciplinas, como medicina, etnografia, geologia, mineralogia, antropologia, etnolinguística, história etc. Valorizando a magnífica natureza e os povos nativos do Brasil, sem seu relato e subsequentes artigos, saberíamos, de maneira geral, muito menos sobre os anos finais do Brasil Colônia, de seus povos e de sua natureza.

Sobre a autora
Martin Wille é gaúcho de Passo Fundo (RS) e alterna sua vivência intelectual entre Brasil e Alemanha. Estudou Letras na UNICAMP e na PUC-SP e prosseguiu os estudos de pós-graduação na Universidade de Augsburg, onde obteve o título de Mestre em Literatura Comparada e Filosofia. Autor de várias obras infantojuvenis muito bem acolhidas por crítica e público, estreia com A Oeste do Éden em textos para adultos, obra resultado de seu interesse na herança e nos fortes vínculos do Brasil com a Europa, sobretudo no terrum em que se formou, o Brasil meridional, marcado em tantos campos por influências da imigração alemã.

A Oeste do Éden: Martius e Spix no Brasil
Martin Wille
204 p.
R$ 69,90
Editora Minotauro
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s