Curso de extensão do IFRS para mediação de leitura abre inscrições

A partir de 26 de julho; encontros iniciam em 5 de agosto e se encerram em 9 de dezembro

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Estarão abertas a partir de 26 de julho as inscrições para o Projeto de Extensão Contantes – Reflexões e ações de mediação de leitura e contação de histórias na comunidade. Iniciativa do Instituto Federal Rio Grande do Sul – Campus Rolante, o projeto é voltado para professores, bibliotecários, mediadores de leitura, contadores de história, escritores, artistas e demais interessados no tema. A proposta é proporcionar espaços de interlocução e de troca de experiências e vivências entre mediadores de leitura e estruturar ações e projetos de incentivo à leitura em salas de aula, bibliotecas (escolares, públicas, comunitárias), espaços comunitários como praças, associações de bairros, e também no ambiente virtual.

Os encontros ocorrerão quinzenalmente, às quintas-feiras, das 19h30 às 21h, no período de 5 de agosto a 9 de dezembro, de forma remota, pela plataforma Google Meet.

Participarão dos encontros, como convidadas, as escritoras de literatura para a infância e juventude Heloisa Prieto, Sonia Rosa, Milene Barazzetti e Anna Claudia Ramos, que vão debater aspectos relativos ao universo literário e à contação de histórias, e à diversidade e representatividade étnico-racial e de gênero na literatura. Ao longo dos encontros, também haverá compartilhamento de iniciativas na área do livro e leitura, com relatos dos convidados: Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca, de São Paulo, Biblioteca Comunitária Sol e Lua, de Cachoeirinha, Projeto Traçando o perfil do leitor, do IFSul Camaquã, e Feira do Livro da EMEF Monteiro Lobato, de Canoas.

Atuarão como mediadores dos encontros integrantes da comunidade interna e externa do campus: Bruna Dahm dos Santos, Hilaine Santos do Carmo, Aline Nardes dos Santos, Joyce Reis, Cristian Rheinheimer e Anelise Paiva. O projeto conta com o apoio dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) e de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRS Campus Rolante.

As inscrições são gratuitas, devem ser feitas neste formulário (link externo) e são limitadas a cem vagas.

O projeto é coordenado pela docente de Letras – Português/Inglês Ana Paula Cecato e pelos estudantes bolsistas de cursos de ensino médio integrado Evelyn Gerusa de Abreu, Jéssica Elisa Tolksdorf e João Thiago da Silva de Borba, todos vinculados ao campus Rolante do IFRS.

Visite o Projeto Contantes no Facebook (link externo), no Instagam @contantes.ifrs e em seu site oficial (link externo).

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s