Nova edição do curso de poéticas do Brasil e de África inicia em agosto

Atividade se estende de agosto a dezembro e conta com qualificado time de professores

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

De 4 de agosto a 8 de dezembro ocorre a edição de 2021 do Curso Poéticas Brasil e África, da Escola de Poesia. Em formato online e com encontros semanais, o curso divide-se em quatro módulos que oferecem uma imersão nas poéticas brasileiras e africanas, explorando-se os territórios e o imaginário de cada tradição.

As aulas ocorrem sempre às quartas, das 19h às 21h, sob a mediação dos professores Michele Zgiet, Ronald Augusto, Adriano Migliavacca e Eliane Marques.

As inscrições se encerram no dia 31 de julho e devem ser feitas neste site (link externo). Confira o programa abaixo.

Módulo Poética Oracular Africana
Módulos Poéticas Brasil e África – oficina
Módulo Estudo de Poetas Amefricanas: linguagens, identidades e imaginários
Módulo Confluência e desvios entre a poesia e as demais artes

Sobre os professores
Michele Zgiet de Carvalho é professora de literatura formada pela UFRGS, pesquisadora de Teorias Antropológicas do Imaginário e arteducadora. Proponente e artista participante do Projeto Casa Grande (Prêmio Funarte de Arte Negra em 2013), desenvolve trabalho de arte ligado a debates étnico-raciais e à promoção de Direitos Humanos, onde tece performance, dança e literatura. É coordenadora conjunta do projeto Orisun Oro (Mulheres amefricanas publicam Mulheres Amefricanas), contemplado em 2021 pelo edital Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas Fundação Marcopolo/Lei Aldir Blanc). Trabalha com leitura e escrita a mais de 20 anos como professora, palestrante e mentora ou, como ela define: doula de textos.

Ronald Augusto é poeta e ensaísta. Escritor, letrista, músico, filósofo e colunista do Sul21. Coordena e ministra oficinas e cursos de literatura há mais de 20 anos. É autor de diversos títulos com destaque para Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004), No Assoalho Duro (2007), Cair de Costas (2012), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012), Decupagens Assim (2012), Empresto do Visitante (2013), À Ipásia que o espera (2016), A contragosto do solo (2020) e O leitor desobediente (2020).

Adriano Migliavacca é poeta, ensaísta, tradutor e professor. Colunista em Estado da Arte, revista digital do Estadão. É graduado em psicologia e letras pela UFRGS. É Mestre em literaturas de língua inglesa. Em 2018 concluiu doutorado dedicado ao estudo e tradução da obra do poeta e dramaturgo nigeriano Wole Soyinka. Desde então percorre com entusiasmo seus estudos de literatura africana não só no que toca à literatura imaginativa, mas também à crítica literária e a mitologia na África, especialmente a mitologia iorubá.

Eliane Marques é poeta, editora, tradutora e curadora da Escola de Poesia e das revistas Ovo da Ema, dedicada à poesia, e, Anna O, de psicanálise e cultura (Brasil e Argentina). É autora de Relicário (2009); e se alguém o pano (2015), vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2016, na categoria poema, e o poço das marianas (2021). Publicou, com outros autores, Arado de Palavras (2008) e Blasfêmeas: mulheres de palavra (2016). Traduziu O Trágico em Psicanálise, de Marcela Villavella e Pregón de Marimorena, de Virginia Brindis de Salas (Figura de Linguagem, no prelo). É coordenadora do projeto Orisun Oro e do curso Poéticas – Brasil e África.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s