Relatos de mulheres em evidência

Novo livro de Céli Pinto resgata 16 depoimentos coletados entre mulheres de Bagé de diversos estratos sociais na década de 80

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Está em pré-venda pelo site da Editora Zouk o livro Tempos e memórias: vidas de mulheres, de Céli Regina Jardim Pinto. A obra reúne 16 relatos de mulheres situadas em diferentes lugares da constelação social: donas de casa, escriturárias, professoras, faxineiras, dentistas. Em comum, a idade superior aos 70, a localidade de Bagé nos anos 80 e o gênero feminino.

Surpresas, essas mulheres idosas que acreditam não ter nada para contar, gratas pelo reconhecimento, falam muito, narram seu passado privilegiando a juventude, os pais e a infância e relegando a um segundo plano maridos e filhos como se o casamento representasse uma cisão em suas vidas. Vidas anódinas cerceadas de restrições, constrangimentos e sujeições em razão do sexo. Neste exercício de história da vida quotidiana feminina na campanha rio-grandense do início do século XX, Céli Pinto lança um olhar crítico e às vezes enternecido da pesquisadora experiente sobre sua versão mais jovem e mais crua. Observadora perspicaz, a autora se vale dessa imersão um tanto acadêmica e um tanto afetiva nos seus arquivos de pesquisa para urdir uma sofisticada trama de temporalidades.

O reencontro da historiadora com o material de pesquisa abandonado há mais de trinta anos resulta numa obra extremamente original que concilia uma grande disparidade de tempos e de reminiscências e uma bela coleção de perfis femininos.

“As falas das mulheres entrevistadas permaneceram no silêncio e no quase esquecimento, por mais de três décadas, para serem recuperadas e agora narradas através das palavras vivas e rememorativas da historiadora”, escreve Francine Amina Hortense Roche.

Sobre a autora
Céli Regina Jardim Pinto é Professora Emérita da UFRGS. Doutora em Ciência Política – University of Essex, na Inglaterra. Ativista feminista, historiadora e cientista política. Publicou pela Perseu Abramo em 2003, Uma história do Feminismo.

Tempos e memórias: vidas de mulheres
Céli Regina Jardim Pinto
156 p.
R$ 49
Editora Zouk
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s