Antonio Fagundes abre a segunda temporada do Atraverso

Episódio inédito do podcast literário estreia dia 5 de agosto nos principais aplicativos de streaming

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de João Cotta

Um dos artistas mais queridos do Brasil, Antonio Fagundes é o convidado da estreia da segunda temporada do Atraverso, podcast de literatura que propõe uma jornada entre histórias e personagens, com apresentação do jornalista Ronaldo Bueno. Nesta temporada, os programas inéditos passam a ser disponibilizados nos principais aplicativos de streaming quinzenalmente às quintas-feiras, às 18h, além da Rádio Pinguim (link externo), às quintas (21h), sábados (13h) e terças (20h).

“O bate-papo foi delicioso. Fagundes foi muito receptivo ao nosso convite e contou uma porção de histórias. Falou de como iniciou a relação com os livros, ainda na infância, lembrou de personagens marcantes em quase seis décadas de carreira e compartilhou ótimas dicas de leitura. Uma das histórias mais curiosas é de quando ele conseguiu um autógrafo de Gabriel García Márquez”, adianta Bueno, também responsável pela pesquisa e roteiro dos episódios. A produção é do jornalista Diego Adami.

Com um currículo de ator, autor e produtor que inclui mais de 50 filmes, 40 peças teatrais e 40 produções de TV, entre novelas, séries e teleteatro, Fagundes é um apaixonado por literatura. Além de já ter interpretado dezenas de personagens baseados em livros, é um grande incentivador da leitura para quase 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Em 2019, quando deu vida ao editor de livros Alberto, na novela Bom Sucesso, as obras que apareciam no folhetim da TV Globo registraram aumento de vendas nas livrarias. Recentemente, lançou Tem um livro aqui que você vai gostar (Sextante, 2020), com dicas e comentários a respeito de seus títulos preferidos.

“Estou lendo sempre. Quem me conhece sabe que, pra onde vou, estou com o livro da vez debaixo do braço. Se tiver 10 minutos em que não vai acontecer nada, uso esses 10 minutos pra ler. Sou muito curioso, muito interessado por qualquer tipo de leitura. Costumo brincar que o gênero que mais gosto é o de livro bom”, conta o entrevistado.

Nomes confirmados

A nova temporada do Atraverso segue o mesmo perfil da anterior, com episódios quinzenais de até 25 minutos, utilizando técnicas de narrativa jornalística para contar histórias da literatura brasileira. Além de Fagundes, já estão confirmados nomes como Cristina Judar, ganhadora do Prêmio São Paulo de Literatura 2018, falando sobre seu novo romance, Elas marchavam sob o sol (Dublinense, 2021); Tônio Caetano, autor gaúcho vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, categoria Conto, com Terra nos cabelos (Editora Record, 2020); e Natalia Borges Polesso, que lançou em julho seu segundo romance, A extinção das abelhas (Companhia das Letras, 2021).

O Atraverso possui ainda um perfil no Instagram (@atraversopodcast), onde são publicados conteúdos extras relacionados ao tema de cada programa e também dicas e curiosidades sobre literatura, favorecendo a interação com os apreciadores de livros. Além de interagir nas redes sociais, os ouvintes podem enviar comentários ou sugestões de temas pelo e-mail atraversopodcast@gmail.com.

O podcast está disponível nos principais aplicativos, como Anchor, Apple Podcasts, Breaker, Deezer, Google Podcasts, Pocket Casts, RadioPublic e Spotify, ou neste site (link externo).

Sobre o apresentador
Ronaldo Bueno é jornalista graduado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com experiência em rádio, impresso e assessoria de imprensa. Em oito anos de redação, foi produtor e apresentador na Tua Rádio São Francisco e atuou como repórter de cultura no Jornal Pioneiro (Grupo RBS), escrevendo sobre literatura e comportamento. Participa, desde 2013, da cobertura jornalística de feiras e eventos literários na Serra Gaúcha. Foi premiado no Concurso Anual Literário de Caxias do Sul em 2018 (categoria Conto) e em 2019 (categoria Poesia). É apaixonado por ouvir e contar histórias.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s