Projeto da L&PM de distribuição de livros alcança segunda etapa

Neste semestre, Pró-Biblioteca vai abastecer bibliotecas em dez estados e 34 cidades

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Com apenas seis mil bibliotecas públicas no Brasil – número 110 mil vezes menor que nos Estados Unidos e 34 mil vezes abaixo da Rússia –, ações que abasteçam os acervos locais com novos livros representam uma força de renovação que pode impactar a formação de leitores. Com essa perspectiva, a L&PM Editores, empresa com mais de quatro décadas de experiência, criou e gerencia o Pró-Biblioteca, um programa que distribui livros para bibliotecas públicas, escolares, comunitárias, de ONGs e do sistema prisional de todo o Brasil. Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, as empresas patrocinadoras promovem o envio de acervos literários para todas as regiões do país. De acordo com Paulo Lima, um dos fundadores da L&PM e produtor cultural do projeto, neste mês de agosto, as escolas contempladas com as bibliotecas patrocinadas pelo Atacadão (rede brasileira de supermercados atacado e varejista) terão acesso a 200 títulos cada, com obras de todos os gêneros.

“Os acervos enviados são muito ricos e atendem todas as faixas etárias”, explica Lima. “Queremos levar a leitura para o máximo de pessoas possível, fazendo com que a L&PM e as empresas patrocinadoras deixem a sua marca positiva na educação brasileira”, ressalta. Já foram mais de 4,9 milhões de pessoas impactadas pelo Pró-Biblioteca, que não pretende parar por aí: no primeiro semestre de 2021 já alcançou sete estados e estima alcançar 300 escolas e bibliotecas com a distribuição de 60 mil livros até o final do ano.

No Rio Grande do Sul, projeto vai contemplar escolas de ensino médio e fundamental. Foto: Divulgação

Feito pela primeira vez no projeto, o investimento do Atacadão irá impactar muito mais do que os 27.300 alunos matriculados nas escolas escolhidas: “não são apenas as crianças e jovens que ganham o acesso ao conhecimento. A leitura influencia a comunidade de maneira imensurável. O livro escolhido também pode ser lido pelo irmão, pelo amigo”, explica Adriane Laste, responsável pelo relacionamento com os patrocinadores do projeto. “Queremos também auxiliar no desafio de retomada das escolas nesse contexto de pandemia. O acervo com títulos diversos é um recurso para professores trabalharem com diferentes idades”, complementa Adriane.

Neste segundo semestre, com o incentivo feito pelo Atacadão, o Pró-Biblioteca irá abranger 10 estados (BA, GO, PA, PI, PR, RJ, RS, SC, SE, SP) nas seguintes cidades: Ihéus, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Maraba, Santarem, Picos, Curitiba, Cambe, Guarapuava, Umuarama, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Nova Friburgo, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Estrela, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Sapucaia do Sul, Viamão, Içara, Blumenau, Aracaju, Tancredo Neves, Osasco, Araçatuba, Mogi Mirim, Ribeirão Pires e Cotia.

No Rio Grande do Sul, as escolas contempladas são: Escola Esta Aurelio Reis, Nossa senhora de fátima, Escola est Presi Arthur da Costae Silva e Escola Estadual José Garibaldi, em Porto Alegre; Escola Municipal Odilo Afonso Thome, em Estrela; EMEF Osório Ramos Correa, em Gravataí; Escola Municipal Imperatriz Leopoldina, em Novo Hamburgo; Escola Estadual Luiz Carlos Correa Da Silva, em Pelotas; Escola Municipal Frederico Ernesto Buchholz, em Rio Grande; Escola Estadual Antonio G. do Amaral, Escola Municipal Livia Menna Bareto, em Santa Maria; Sapucaia do Sul Escola Municipal Hugo Gerdau, em Sapucaia do Sul, e Escola Estadual de Ensino Médio Orieta, em Viamão.

Além dos livros entregues, o projeto inclui atividades de contação de histórias. Serão realizados oito eventos online com cinco títulos diferentes para os alunos, professores e comunidade destas localidades. Entre os livros enviados estão obras de autores brasileiros clássicos como Machado de Assis, Lima Barreto e José de Alencar, autores nacionais contemporâneos como Martha Medeiros, Millôr Fernandes e Sérgio Capparelli, e também as mais diversas obras internacionais de autores como Shakespeare, Pablo Neruda, Jack Kerouac, Agatha Christie, entre outros.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s