Entrelaçamento de histórias coletivas e individuais

Em seu primeiro romance, Taiasmin Ohnmacht passeia por fatos históricos do Brasil para construir uma narrativa pessoal de autorreconhecimento

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Já está disponível pelo site da Editora Taverna (link externo) o livro Vozes de Retratos Íntimos. A obra marca a estreia de Taiasmin Ohmacht no gênero romance. A autora conquistou elogios com seu primeiro livro, Visite o decorado, lançado pela Figura de Linguagem em 2019.

A partir da contemplação de fotografias da família, a narradora-personagem de Vozes de Retratos Íntimos tece a trajetória da sua cor e do seu sobrenome, evidenciando como o racismo se encrusta na história brasileira. A reconstituição de memórias empreendida na obra, que traz traços autobiográficos, expõe as marcas sociais com que se deparam os brasileiros ao abrir um álbum de família em que está presente o corpo negro ao lado do corpo branco.

Taiasmin aborda na sua escrita como o racismo se arraiga no nosso cotidiano ao recorrer às indagações suscitadas pelos retratos íntimos para dar voz aos traumas que o racismo causa em cada lar. Antes da fotografia digital, recordações em imagem eram restritas a momentos especiais devido ao seu custo, de modo que a constituição da história privada é atrelada ao poder social. Disso se depreende a responsabilidade da narradora-personagem ao se deparar com poucos retratos, cabendo a ela o papel de preencher com a sua voz as histórias da sua família. A obra mescla realidade e ficção, traduzindo um desafio comum à construção identitária que muitos brasileiros têm ao se defrontar com as trajetórias dos familiares negros e dos brancos.

Vozes de Retratos Íntimos é uma narrativa que revela uma autora de grande habilidade ao manter sob seu controle os avanços e recuos no tempo, a mudança de foco narrativo, a apresentação de novos e novos e novos personagens. Os diversos tempos e episódios históricos, como o bombardeio em São Paulo ou o genocídio do povo herero, são colocados na narrativa com naturalidade e artesania e estão à serviço da história a ser contada – nunca o contrário.

Há um evidente cuidado no equilíbrio dos conflitos quando o protagonismo é exercido por diversos personagens em diferentes etapas da história, fazendo com que o romance abarque também os relatos de muitas violências e tensões sofridas (e às vezes executadas) por diversos indivíduos e grupos sociais como as mulheres negras, o proletariado engajado na luta política, as oligarquias brasileiras, os imigrantes brancos, os brasileiros escravizados.

O romance tem apresentação de Gabriela Cerqueira.

Sobre a autora
Psicóloga clínica, psicanalista e escritora. Pós-graduada em assessoria linguística e revisão textual (FAPA) e mestre em psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). É autora do livro Ela Conta Ele Canta (Cidadela, 2016), em parceria com o poeta Carlos Alberto Soares, e da novela Visite o Decorado (Figura de Linguagem, 2019). Participou da organização do E-BOOK Da Vida Que Resiste – Vivências de Psicólogas(os) Entre a Ditadura e a Democracia (CRP/RS, 2014). Foi relacionada no catálogo Intelectuais Negras Visíveis (Malê, 2017), lançado na FLIP. Participou de antologias e coletâneas como Contos de psicanálise (Diadorim, 2020), Travessias de Amanaã (Libretos, 2021) e O Fim do Presente (Névoa, 2021). Tem poemas publicados no blog A Voz Pública da Poesia e na revista literária Gente de Palavra.

Vozes de Retratos Íntimos
Taiasmin Ohnmacht
160 p.
R$ 49,90
Editora Taverna
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s