Estudos de gênero em perspectiva

Marlise Regina Meyrer e Mônica Karawejczyk organizam publicação com textos dedicados a temas como corpo, sexualidade, legislação e muito mais

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Esta coletânea é composta por quinze textos divididos em quatro eixos: Gênero e Violência; Educação; Resistência; e Diferentes Linguagens. Com assuntos e temporalidades variadas e abordagens renovadas e inovadoras, a obra revela a fecundidade do campo de estudos de gênero e sua importância para a discussão e o conhecimento da sociedade.

Dos movimentos feministas do início do século XX, passando por questões como corpo, sexualidade, violência de gênero, educação e legislação, os textos aqui apresentados revelam como as questões de gênero perpassam todos os âmbitos da vida social, condicionando práticas e representações que orientam as formas de ser e estar no mundo e instituem relações de poder. Ao dar destaque para tais temáticas, a obra pavimenta um caminho de legitimidade e reconhecimento para os estudos de gênero.

Narrativas de gênero: as várias faces dos estudos de gênero está disponível no site da EdiPUCRS por R$ 59,90. Confira aqui (link externo).

Sobre as autoras
Marlise Regina Meyrer Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). É professora adjunta da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Programa de Pós-graduação e na Graduação em História. Sua especialidade é na área de História do Brasil República, e atua principalmente nos seguintes temas: representação, imigração alemã ,imagem, imprensa, gênero e memória. O projeto de pesquisa atual, financiado pelo CNPQ, versa sobre a disputa pela hegemonia cultural na América Latina: Life En Espaol e O Cruzeiro Internacional – (1957-1965). Coordena o Grupo de Estudos de Gênero e História das Mulheres e lidera o Grupo de Pesquisa do CNPQ intitulado “História, cultura e gênero nas revistas impressas na América Latina no século XX”. Também participa do grupo de pesquisa do CNPQ, “Imprensa e circulação de Ideias nos séculos XIX e XX”, no qual coordena a linha “Imprensa brasileira e suas conexões nas Américas”. Atua também como editora da revista discente do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS – Oficina do Historiador.

Mônica Karawejczyk é pós-doutoranda, pesquisadora e professora colaboradora do PPG da Escola de Humanidades – História – PUCRS. Doutora, Bacharel e Licenciada em História pela UFRGS e Mestre pela PUCRS. Bolsista do Programa de Pesquisadores Residentes na Fundação Biblioteca Nacional entre os anos de 2014 e 2015, Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: conquista do sufrágio feminino no Brasil durante as primeiras décadas do século XX e as associações femininas da época com ênfase no trabalho com a fonte imprensa. Faz parte como uma das organizadoras do grupo de estudo e pesquisa Gênero e História das Mulheres na PUC-RS, Escola de Humanidades. Editora assistente da Revista Oficina do Historiador.

Narrativas de gênero: as várias faces dos estudos de gênero
Marlise Regina Meyrer e Mônica Karawejczyk, orgs.
420 p.
R$ 59,90
EdiPUCRS
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s