As mulheres segundo Dani Espíndola

Poeta estreia em livro impresso com poemas sobre o universo feminino, obra está em crowdfunding até 23 de outubro

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de Maria Elisa Faccioli

A poeta Dani Espíndola optou pelo financiamento coletivo como forma de viabilizar o sonho de lançar seu primeiro livro impresso. Elvira Virgínia mesclará poemas inéditos e textos já conhecidos dos seguidores da escritora nas redes sociais. Sendo coerente à temática da obra, uma homenagem ao feminino, a equipe de apoio para esse lançamento independente é toda formada por mulheres, tanto no crowdfunding quanto na produção do livro. O financiamento, que já alcançou 100% da primeira meta e está com cerca de 80% do valor arrecadado para a segunda meta, termina em 23 de outubro. O lançamento do livro será no dia 20 de novembro, sábado, com sessão de autógrafos na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

A seleção de poemas dá voz a inúmeras mulheres, cada qual com suas belezas e complexidades, medos e paixões. Mulheres em diferentes épocas e lugares, de Eva à Frida Khalo, que são muitas e únicas. A autora optou pela escolha de um único nome para o título, o de sua avó materna. “Elvira Virgínia, em seus 103 anos de vida, testemunhou muitas mudanças no mundo e em si mesma, como mulher. Reconheço-me em minha avó, que simboliza esta mulher ancestral-universal”, comenta Dani Espíndola no texto de apresentação do financiamento coletivo.

A decisão de lançar o livro de forma independente levou ao desafio de conseguir bancar financeiramente a impressão e outros custos, como remuneração da equipe. “O resultado está sendo muito positivo. Em poucos dias, alcançamos 100% da meta para uma tiragem de 500 exemplares. Como ainda temos tempo de financiamento no ar, resolvemos criar uma segunda meta, para imprimir mil exemplares”, comemora a poeta.

Para apoiar a publicação de Elvira Virgínia, clique aqui (link externo).

Confira abaixo um poema que integra a obra.

CORTE

repare
nas gotículas de sangue
a pele cortada
por uma folha de papel

todas as cartas de amor
matarão algo
um dia

e as promessas serão lâminas
terão o peso do metal
mas sem as propriedades puras

repare agora
aprenda também
a doer gota a gota
aceite
a corrosão desde o princípio

aceite
que sou uma mulher
posto que sangro.

Sobre a autora
Formada em Letras Português-Inglês, especialista em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. Professora há mais de trinta anos. Em 2020, fez sua estreia com o e-book de poesia Tanto fiz que deu poema, além de ter poemas publicados em coletâneas e antologias. Teve um poema selecionado para compor a coletânea de Poesia do Selo Off-Flip.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s