Graphic novel retrata as missões jesuítico-guaranis

Índia missioneira é a protagonista de três histórias; obra busca publicação pelo Catarse até 10 de outubro

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A palavra “yvy”, em guarani, significa terra. Este foi o título escolhido para a graphic novel criada por Rafael Martins da Costa e Ricardo Fonseca, artistas que buscam viabilizar a publicação de YVY – Mistérios da Terra. Disponível pelo Catarse até 10 de outubro, a obra reúne três narrativas centralizadas na índia guarani de nome cristão Eva. “Contar histórias tendo como tema os povos indígenas brasileiros era um anseio nosso quando começamos a pensar esse projeto. O desafio de não cair em estereotipias e generalizações nos motivava. Em 2015, após uma viagem de turismo a São Miguel das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul, a ideia surgiu. A atmosfera das ruínas jesuíticas, com as raízes de árvores retorcidas abraçando as pedras restantes das antigas construções, sugeriam histórias de mistério. Quem sabe, de terror ou ficção científica”, revela Rafael.

Reprodução

A partir de 2017, os autores começaram a publicar YVY – Mistérios da Terra no site yvycomics.com. No total, foram três episódios e mais ou menos 60 páginas postados até os primeiros meses de 2020. A partir daí, surgiu a ideia de criar uma edição impressa via financiamento coletivo. “A publicação que queremos fazer carrega um pouco das nossas experimentações e aprendizagens desse período. Nela, você terá acesso às histórias de Eva, ao nosso processo, à parte de nossa pesquisa e às ideias e possibilidades que queremos abrir para o futuro”, explica Rafael.

Reprodução

Com meta de R$ 5.500, serão enviadas recompensas diferentes, como prints e obras originais relacionadas ao universo visual do livro. Com a meta estendida, será feita uma doação à comunidade Mbya Guarani Kaaguy Porã, em Maquiné/RS.

Para apoiar a publicação de YVY – Mistérios da Terra, clique aqui (link externo).

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s