Índia missioneira é a protagonista de três histórias; obra busca publicação pelo Catarse até 10 de outubro
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
A palavra “yvy”, em guarani, significa terra. Este foi o título escolhido para a graphic novel criada por Rafael Martins da Costa e Ricardo Fonseca, artistas que buscam viabilizar a publicação de YVY – Mistérios da Terra. Disponível pelo Catarse até 10 de outubro, a obra reúne três narrativas centralizadas na índia guarani de nome cristão Eva. “Contar histórias tendo como tema os povos indígenas brasileiros era um anseio nosso quando começamos a pensar esse projeto. O desafio de não cair em estereotipias e generalizações nos motivava. Em 2015, após uma viagem de turismo a São Miguel das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul, a ideia surgiu. A atmosfera das ruínas jesuíticas, com as raízes de árvores retorcidas abraçando as pedras restantes das antigas construções, sugeriam histórias de mistério. Quem sabe, de terror ou ficção científica”, revela Rafael.

A partir de 2017, os autores começaram a publicar YVY – Mistérios da Terra no site yvycomics.com. No total, foram três episódios e mais ou menos 60 páginas postados até os primeiros meses de 2020. A partir daí, surgiu a ideia de criar uma edição impressa via financiamento coletivo. “A publicação que queremos fazer carrega um pouco das nossas experimentações e aprendizagens desse período. Nela, você terá acesso às histórias de Eva, ao nosso processo, à parte de nossa pesquisa e às ideias e possibilidades que queremos abrir para o futuro”, explica Rafael.

Com meta de R$ 5.500, serão enviadas recompensas diferentes, como prints e obras originais relacionadas ao universo visual do livro. Com a meta estendida, será feita uma doação à comunidade Mbya Guarani Kaaguy Porã, em Maquiné/RS.
Para apoiar a publicação de YVY – Mistérios da Terra, clique aqui (link externo).
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.