Samuel Jesus Pacheco estreia na literatura aos 16 anos

Jovem escritor supera os desafios do autismo e lança narrativa ambientada na Segunda Guerra Mundial

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Samuel está realizando um sonho: publicar seu primeiro livro: Fora das Sombras do Império é a história de um resgate em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Além do texto, o estudante também fez as ilustrações que complementam a narrativa baseada em fato histórico.

No dia 10 de setembro, o jovem lançou sua obra na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ivete Serafini, em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), onde cursa o 9º ano do ensino fundamental. A estreia do autor carrega um significado especial, já que até os 10 anos de idade Samuel não lia ou escrevia. De acordo com sua mãe, Roseli Pacheco, segurar o lápis também era uma dificuldade para o menino. Dessa forma, a obra marca a superação dos desafios impostos pelo autismo.

Para acompanhar as atividades escolares, o estudante precisou de mais tempo que o estimado no currículo escolar. Entretanto, o êxito nos exercícios foi alcançado, muito pelo incentivo recebido dos professores que não excluíram o aluno de nenhuma atividade. “Eu costumo dizer que ele tem duas mães, eu e as escolas que ele estudou, com professoras maravilhosas”, afirma a mãe do jovem escritor.

Hoje com 16 anos, Samuel venceu a dificuldade que tinha no aprendizado. De acordo com a sua professora Lisiane Martins, o estudante se destaca na Literatura. O jovem dedica pelo menos duas horas por dia à leitura. “Eu demorei muito tempo para aprender a ler e escrever, mas depois que consegui não larguei nunca mais. Esse projeto é graças aos meus professores, não sei nem como agradecer”, comenta Samuel.

Para o editor-chefe de Agbara Edições, o escritor e jornalista Oscar Henrique Cardoso, apoiar o projeto de Samuel também é contribuir com a inclusão. “O livro corresponde a uma das propostas da editora e o trabalho de Samuel é de muita criatividade. Ele tem um texto interessante e uma produção que é dirigida a todos os públicos”, destaca Cardoso.

Interessados em adquirir o livro podem contatar a editora pelo telefone (51) 9-8244.5974.

Fora das Sombras do Império
Samuel Jesus Pacheco
68 p.
R$ 25
Agbara Edições

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s