Bancas da Feira do Livro de Porto Alegre retornam à praça com controle de público

Fabrício Carpinejar é o patrono; programação será online, exceto autógrafos e contações de histórias

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Diego Lopes/CRL

De 29 de outubro a 15 de novembro de 2021, a Feira do Livro de Porto Alegre ocupa a Praça da Alfândega mais uma vez — pelo menos parte dela. Após a transferência integral do evento para a web no ano passado, a 67ª edição do evento ocorrerá em formato híbrido, com as 56 bancas de livros ocupando o espaço tradicional da praça no Centro Histórico da capital gaúcha. As informações foram divulgadas em entrevista coletiva na manhã de segunda-feira, 27 de setembro. Para evitar aglomerações, o perímetro da feira será cercado e haverá controle de público na entrada do evento.

Neste ano, retornam também para a praça as sessões de autógrafos individuais e coletivas, além de um espaço para a primeira infância intitulado Floresta Encantada, em que os contadores de histórias estarão caracterizados como fadas, gnomos e outros seres mágicos. O espaço tem cenário e figurinos assinados por Silvia do Canto e as visitas serão agendadas a partir de 4 de outubro pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br. Estandes de patrocinadores também ocuparão a Praça da Alfândega.

Coletiva de imprensa e anúncio do patrono foram realizadas pelo YouTube. Foto: Diego Lopes/CRL

As 36 atividades da programação (cujos nomes serão anunciados nas próximas semanas) ocorrerão em transmissão online, que serão produzidas a partir de um estúdio instalado no Memorial do RS às 18h e 19h30. Todas as atividades estarão amarradas em torno do tema Para ler um novo mundo. “Movidos por essa expectativa para a nossa querida Praça da Alfândega, pensamos uma programação mais propositiva com tom de esperança”, explica a curadora da programação geral Lu Thomé. Quanto à manutenção das atividades em formato online, a curadora acrescenta: “Acreditamos que ainda não é o momento do público retornar para salas fechadas”.

Na ocasião, foi anunciado o patrono desta edição: o escritor Fabrício Carpinejar. O anúncio foi feito pelo patrono de 2020, o romancista Jeferson Tenório, para quem o novo patrono é “um escritor multifacetado, bastante premiado, tem experiência com rádio, TV e é uma pessoa muito comunicativa”.

Carpinejar recebe o patronato de Tenório. Foto: Diego Lopes/CRL

Ao assumir o posto, o escritor caxiense não escondeu a emoção: “O patronato sempre foi um exemplo de dedicação, afeto e carinho. Ser antecedido pelo Jeferson Tenório me dá mais alegria ainda. Na minha concepção, a Feira do Livro de Porto Alegre é o aniversário dos livreiros, dos escritores, dos leitores e dos livros. É quando a gente realiza essa festa coletiva em que reunimos todos esses nascimentos. Esta feira é significativa para todo mundo somar e colar as partes quebradas dentro de nós, reencontrarmos a alegria da convivência. Através das sessões de autógrafos, os escritores voltarão a encontrar seus leitores. A feira é o coração da cidade, o coração do Estado”, sustenta.

A propósito das medidas sanitárias a serem tomadas para evitar transmissões das novas variantes de Covid-19, o novo patrono explica que “usaremos máscaras, teremos álcool gel respeitaremos a distância. A gente precisa acabar com o isolamento afetivo”.

Sobre o patrono
Gaúcho nascido em Caxias do Sul, Fabrício Carpinejar já publicou mais de 40 livros entre poesias, crônicas, infanto-juvenis e reportagens, e é detentor de mais de 20 prêmios literários. Atua como comentarista do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, e colunista dos jornais Zero Hora, O Globo e Portal UOL, além de conduzir o programa Palavra Livre, na Rádio Itatiaia, de Minas Gerais. Foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s