Arte Guarani em evidência

Exposição de fotografias, poemas e arte Guarani marca lançamento do livro ‘Ave, Tekohá’ de Cleonice Bourscheid e Aristóteles Bourscheid

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre acervo pessoal

A escritora Cleonice Bourscheid, o fotógrafo Aristóteles Bourscheid e o editor Alfredo Aquino finalizam os detalhes do projeto AVE, TEKOHÁ. No dia 5 de outubro, às 16h, no Theatro São Pedro, acontece o lançamento do livro Ave, Tekohá e a abertura da exposição de fotografias, poemas e arte Guarani.

“O projeto AVE, TEKOHÁ, uma jornada poética inspirada na Cosmologia Guarani consiste na edição do livro de arte e poesia AVE, TEKOHÁ, exposição Itinerante de fotografia e artesanato Guarani e visitação gratuita e aberta para escolas”, explica a escritora Cleonice Bourscheid. A exposição itinerante ficará aberta à visitação durante o mês de outubro e prosseguirá até o final da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Cleonice conta que a ideia deste livro nasceu por sugestão do editor Alfredo Aquino, quando o apresentou ao Grupo Amar Genuíno, criado pela pesquisadora e educadora das infâncias Ana Felícia Guedes Trindade. “O propósito do grupo é apoiar e dar visibilidade à Tekoa dos Mbya Guarani da Pindó Poty do Lami, por meio de ações amorosas e comprometidas socialmente, como a divulgação e escoamento da produção do artesanato, fonte de seu sustento e difícil de circular em tempos de pandemia. Comecei, então, a pesquisar a cosmologia Guarani, sua arte, sua música, sua língua, com a qual me identifiquei plenamente. Meus projetos anteriores também foram inspirados no respeito e amor à natureza”, observa.

O livro tem apresentação de Mariana Ianelli e já está em pré-venda. Parte da renda será revertida para a Tekoá dos Mbyá – Guarani da Pindó Poty do Lami

Sobre a autora
Cleonice Bourscheid é poeta, professora, tradutora e produtora cultural. É autora dos livros de poemas Passa, Passa, Passarinho; Ave, Pássaro; Comadre, Corujinha e Compadre Gavião; Ave, flor; Piquenique no jardim;Vovô, Vicente e o Vento. É proponente e coordenadora dos projetos Ave, Pássaro, Ave, flor e Piquenique no Jardim, projetos interdisciplinares que aliam poesia, música, literatura, artes plásticas e teatro. É curadora e produtora do recital Salve fiori, d’augelli amori, integrado por canções para voz e piano sobre poemas dos livros Ave, Flor e Ave, Pássaro, com composições de Fernando Mattos, que circulou no Brasil e na Itália. Tem contos e poemas publicados no Brasil, Uruguai, Itália, Portugal e Suíça. Durante a pandemia iniciou uma pesquisa sobre o povo Guarani, que resultou no Projeto Guarani, livro de poemas e fotos inspirado na Cosmologia Guarani (Ave, Tekohá! A criação do mundo segundo o povo Guarani).

Sobre o fotógrafo
Aristóteles Bourscheid é engenheiro civil formado pela UFRGS e Diretor Presidente da Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente S.A. Em 2014 recebeu a láurea Engenheiro do Ano outorgada pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul por sua destacada atuação na área privada. Apaixonado pelas artes em geral e pela música em particular, é membro do Conselho da OSPA, desde 2012. Fotógrafo por opção, coleciona preciosidades em seus registros de grandes obras de engenharia brasileira, como o içamento da ponte Rio-Niterói, fundações do viaduto, entre outras. Velejador, desde a juventude, acredita na força (e direção) das águas e dos ventos, como forma de aprender a lutar contra as adversidades para perseguir o rumo. Para o fotógrafo, estas mesmas pedras, terras, areias e águas viram matéria de poesia, enlaçando-se por afinidade e afeto com os poemas que celebram a criação do mundo e da beleza.

AVE, TEKOHÁ
Cleonice Bourscheid; Aristóteles Bourscheid fotog.
96 p.
R$ 60
Editora Ardotempo
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s