Eliana Yunes participará da Especialização em Literatura Infantil da UCS 

‘O livro para a infância e o papel do mediador’ será o tema do bate-papo online promovido no curso EaD, realizado em parceria com o Instituto de Leitura Quindim. As inscrições já estão abertas

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A professora Dra. em Linguística Eliana Yunes, uma das maiores unanimidades na área da formação de leitores, irá participar do terceiro encontro online promovido pela Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária, promovida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com o Instituto de Leitura Quindim. O bate-papo será no dia 22 de outubro, às 19h30min, pelo canal da UCS no YouTube e pelo Facebook e YouTube do Instituto de Leitura Quindim.

Na conversa com Eliana “O livro para a infância e o papel do mediador”, será abordada a importância da literatura para a infância, a formação literária das crianças e o papel fundamental de quem media essa formação. Eliana possui graduação em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutorado em Linguística pela Universidade de Málaga, em Literatura pela PUC, com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia e no CNRS, Paris. É professora visitante em diversas universidades brasileiras e do exterior.

Eliana tem experiência na área de educação, políticas públicas, administração cultural e teologia, atuando principalmente na linha de formação de leitores em perspectiva interdisciplinar. Criou, para a Biblioteca Nacional, o Programa Nacional de Leitura (Proler) e é co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil. Também é autora de obras como “Pensar a leitura: Complexidade”, lançada em 2001, e “A Experiência da leitura”, publicada em parceria com Maria Luiza Oswald, entre outros.

Para receber o certificado de participação do evento, é necessário preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/cxpQRkJd7BKCaqpEA (link externo).

A pós-graduação

A Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária tem por objetivo qualificar profissionais quanto às ações didático-pedagógicas relacionadas à literatura infantil e juvenil, em especial ligadas à análise e à seleção de obras, bem como à realização de mediação de leitura literária em diferentes espaços. A pós-graduação é destinada a professores em exercício da docência na Educação Básica ou Superior, egressos de licenciaturas, assim como de cursos como Psicologia, Biblioteconomia, Jornalismo, Designer, contadores de histórias, educadores sociais, demais interessados portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.

Com carga horária de 360 horas (aproximadamente um ano e meio de atividades), na modalidade EaD (ensino à distância), o curso reunirá um grande time de professores e especialistas na área da literatura infantil e juvenil. Interessados têm até o dia 23 de outubro para se inscrever pelo site da universidade, no site https://bit.ly/3jeURDM (link externo).

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s