Instituto de Leitura Quindim inaugura o Ateliê Araçari 

O projeto tem o intuito de promover experiências criativas e artísticas na infância; ação inicia no dia 6 de novembro, às 15h

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

O Instituto de Leitura Quindim começa o mês de novembro com uma super novidade na grade de projetos: o Ateliê Araçari, que inicia as atividades neste sábado, dia 6, a partir das 15h, na Sede do Quindim. Para a inauguração estão previstas participações do grupo Joanas d’Ar Circo de Aéreos, com uma apresentação de acrobacias em tecidos aéreos e números no solo, e da Trupe de Maricas, com contação de histórias, entre outras atividades que prometem fazer a diversão de toda a família. As crianças terão a oportunidade de realizar práticas e experiências que irão fazer parte da proposta do Ateliê, como, por exemplo, a observação de objetos, uso de tintas e papéis, entre outros.

O Ateliê Araçari será um espaço único em Caxias do Sul, cujo objetivo é proporcionar às crianças experiências significativas envolvendo o brincar, a literatura, a arte, a criação, a construção e a investigação, além de abrir espaço para a ampliação de repertório cultural e para que elas manifestem as emoções, pensamentos e hipóteses sobre o funcionamento do mundo utilizando diferentes linguagens.

O projeto atenderá crianças de 4 a 12 anos, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30, mediante agendamento no Instituto. Neste primeiro momento serão disponibilizadas 20 vagas por dia, seguindo os protocolos de segurança de prevenção a Covid-19, aprovado pelo Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE Municipal). Os protocolos preveem uma rotina de higienização das mãos, dos objetos e do espaço; obrigatoriedade do uso de máscara facial; adoção de práticas de distanciamento físico de segurança; respeito à capacidade máxima de pessoas nos ambientes; e comunicação direta com as famílias sobre o estado de saúde de cada criança.

Durante os encontros, os participantes terão acesso as propostas de qualidade, vivências fundamentadas e planejadas, experiências ricas de significados, ludicidade e muito respeito às características individuais. Elas encontrarão tempo, espaço e os mais diferentes e variados materiais para que atuem como protagonistas de suas ações e criações.

Foto: Rafael Sartor

“Especialmente neste momento pandêmico, as crianças precisam de recursos potentes, de espaços e de adultos experientes, que acolham e incentivem o uso da energia, para que elas possam se expressar e se relacionar com outras crianças, em um ambiente seguro, com educadores altamente qualificados. O Ateliê é esse lugar do brincar, criar e da escuta da criança, para elas expressarem seus sentimentos e pensamentos”, afirma a pedagoga e supervisora do projeto, Itelvina Prateado.

É destacado o compromisso do Ateliê Araçari com a infância e com a escuta de cada criança. Nesse espaço, haverá a compreensão que elas se manifestam de formas particulares, sendo sujeitos de direitos, curiosos, capazes, criativos. A iniciativa também possibilitará que elas vivam a infância de forma plena e respeitosa. Para potencializar os processos de experimentações e aprendizagens, os educadores estarão atentos e envolvidos diretamente com os participantes, promovendo processos de escuta, de documentação pedagógica e de trocas para que as melhores propostas sejam realizadas e as crianças se desenvolvam de forma plena e integral.

“O Ateliê Araçari é um desejo antigo de propiciar vivências às crianças, com as diferentes linguagens e manifestações artísticas. Acreditamos que elas são filosóficas por natureza e que precisam cada vez mais desenvolver habilidades do imaginário, trabalhando o senso estético, a criticidade e a curiosidade”, enfatiza do o presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica.

As atividades do Ateliê acontecerão no espaço do Instituto Quindim, que está localizado na Rua Sinimbu, 1670, 6° andar do Edifício Eberle, centro de Caxias do Sul. É necessário comparecer ao Instituto para preencher a ficha de inscrição dos interessados, além de conhecer o espaço físico e conversar com a equipe. Em caso de dúvidas, é só contatar o Instituto pelo telefone (54) 3196-8541, pelo WhatsApp (54) 99962-5120 ou pelo e-mail institutodeleituraquindim@gmail.com.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s