Na cena do crime

Anderson Morales estreia na literatura com livro de relatos sobre suas experiências como perito criminal

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Visum et Repertum é um dos lemas da perícia criminal. Traduzido do latim, significa ver e repetir. Mas ao perito criminal cabe ir além da mera repetição: ele vê os vestígios e os interpreta para desvendar crimes. Porém, a realidade é diferente do que ocorre na ficção. No livro Visum et Repertum – Casos e causos de um perito criminal, publicado pela Muruci Editor, o perito criminal Anderson Morales relata através de uma narrativa bruta as agruras da realidade criminal brasileira.

São situações trágicas, algumas até cômicas, que são fruto de anos lidando com o produto da violência do ser humano: o crime e suas vertentes. Entre as situações periciais, há espaço para aprendizado através de explicações técnicas que envolvem os principais conceitos de criminalística e medicina legal.

Sobre a obra, o autor diz que os leitores encontrarão nela “a realidade brasileira de forma oposta ao que já foi apresentado em seriados como CSI e Dexter, por exemplo. São relatos de casos reais onde está exposta não só a crueza da maldade humana que se traduz em crimes violentos, mas também expõe a forma humana como os servidores da perícia precisam lidar com isso.”

Anderson Morales autografa na 67ª Feira do Livro de Porto Alegre no domingo, 14 de novembro, às 19h.

Sobre o autor
Anderson Morales é bacharel em Direito, especialista em Ciência Policial e Segurança Pública e perito criminal oficial do estado do Rio Grande do Sul desde 2009. Iniciou sua carreira como técnico em perícias, atuando no auxílio de realização de exames necroscópicos entre 2005 e 2007. Como perito criminal, possui larga experiência em exame de local de crime e análise pericial de suicídios. Foi chefe da seção de exame de local de crime entre 2011 e 2013 e precursor da inteligência de segurança pública aplicada à perícia criminal sendo responsável pela chefia da Assessoria Técnica de Inteligência do Instituto Geral de Perícias entre 2015 e 2019. É professor da ACADEPOL desde 2012. Professor da Academia da Brigada Militar desde 2015. Professor do curso de formação de peritos criminais do IGP/RS nos anos de 2012, 2018 e 2020. Palestrante e administrador do perfil @peritomorales do Instagram que conta com mais de 75mil seguidores e é uma referência nacional nas redes sociais. São mais de 15 anos dedicados à perícia criminal que proporcionaram grande experiência na área.

Visum et Repertum – Casos e causos de um perito criminal
Anderson Morales
186 p.
R$ 50
Muruci Editor

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s