Estreia de destaque

Primeiro livro publicado por Volnei Canônica ganha prêmio e coleciona distinções

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Roger Mello

Tanta Chuva no Céu, de Volnei Canônica, presidente do Instituto Quindim, e Roger Ycaza, prestigiado ilustrador equatoriano, foi agraciado com o primeiro lugar na categoria Literatura Infantil – Prêmio Sylvia Orthof, concedido pela Biblioteca Nacional. Realizado desde 1994, o prêmio tem o objetivo de contemplar autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros, reconhecendo a qualidade intelectual e estética da produção editorial brasileira.

Primeiro livro publicado por Volnei, Tanta Chuva no Céu conta sobre os desafios que uma menina precisa enfrentar para redescobrir a vida e iniciar um novo ciclo. De modo poético, a obra retrata a infância, perda e superação; uma narrativa sensível e tocante que contrapõe com os traços fortes e cores vibrantes de Roger Ycaza.

A obra, porém, já coleciona distinções. Em 2020, a Revista Quatro Cinco Um, veículo especializado em literatura, escolheu o livro como um dos 14 melhores lançamentos para a infância e juventude. Em março de 2021, foi anunciado como um dos 13 escolhidos para receber o Selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura. A honraria é dada pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC – Rio (iiLer) e pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Tanta Chuva no Céu também foi premiado na categoria Ilustrations for the Works for Children and Youth (Ilustração de Livros para Crianças e Jovens), do Image of the Book, XIV Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros. A premiação foi realizada na Rússia.

O livro foi ainda finalista na edição 2021 do Prêmio Minuano de Literatura, também na categoria Melhor Livro Infantil e do Prêmio AGES Livro do Ano, também na categoria Melhor Livro Infantil.

Sobre o autor
Volnei Canônica é formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela Universidade de Caxias do Sul, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. É Presidente do Instituto de Leitura Quindim, Diretor do Clube de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social o programa Prazer em Ler. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura. Também foi jurado de vários prêmios literários.

Tanta Chuva no Céu
Volnei Canônica; Roger Ycaza (ils)
40 p.
R$ 51,30
Editora do Brasil
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s