Sobre a vida e os mares

Novo livro de Simone Saueressig resgata protagonistas e os situa em narrativa de aventura com crítica à catástrofe ambiental

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A questão – atualíssima – do lixo nos mares, é um dos principais temas de O último continente, livro que está sendo disponibilizado em forma de e-book no Amazon, e físico na loja da Uiclap e da Porteira da Fantasia (links externos).

História, voltada para o público infanto-juvenil, traz uma nova aventura da dupla Shiaka e Maria do Céu, os protagonistas de Padrão 20 – a ameaça do Espaço- Tempo, publicado pela BesouroBox. Dessa vez, os dois personagens serão arrastados para o Oceano Atlântico, em busca do paradeiro de um cientista perdido. De baixo da superfície aventuresca, emerge a discussão sobre a poluição nos oceanos. É uma forma de denúncia que já aparece na capa. “A situação do lixo que chega aos mares, precisa ser solucionada com urgência. Não temos mais tempo para divagar sobre o que estamos fazendo com o planeta: precisamos agir o mais depressa possível. Nossos problemas vão muito além de eliminar canudinhos plásticos e apagar a luz da sala vazia. A solução passa por uma reestruturação da nossa forma de ver, compreender e fazer as coisas, em escala global”, afirma a escritora, que não se considera uma ativista ambiental, mas que vê com preocupação a forma como lidamos com os desafios impostos pelo mundo contemporâneo.

“Eu espero provocar desconforto o bastante para fazer com que os leitores olhem para o seu lixo sabendo que, seja lá o que for que estiver sendo descartado, provocará uma consequência, e que ela sempre será maior quanto maior for a irresponsabilidade nesse descarte. Acho que a consciência é a única coisa capaz de provocar mudanças efetivas nas atitudes das pessoas e como escritora, parte do meu trabalho é buscar essa mudança de consciência”, completa a autora. “De certa maneira, O último continente é uma espécie de ‘passo à frente’ para os dois protagonistas. No primeiro livro, eles se depararam com a criação do Universo. Neste, estão sendo apresentados a um sistema autoconsciente e sendo questionados pela narrativa sobre o que é e como é estar vivo e fazer parte de um mundo”, diz.

O livro já está disponível. Igualmente, pode ser acompanhado através da página do Facebook: @oúltimocontinente, na qual a escritora disponibiliza drops com trechos do livro, e vários vídeos, matérias e posts enfocando a situação da poluição nos mares. A obra é o tema do sétimo episódio do podcast Porteira da Fantasia (link externo), do qual participam os velejadores Maria Denise Mazzali Konarzewski e Vítor Hugo Cordeiro Konarzewski, a revisora Cíntia de Moura Pinto e a ambientalista Cleia Barradas. O podcast tem a produção da MIRAI com apresentação de Leocádia Costa e colaboração do jornalista Daniel Rodrigues.

Sobre a autora
Simone Saueressig estreou na Literatura em 1987 e atualmente tem vários títulos publicados no gênero do Fantástico, como A Noite da Grande Magia Branca (2007), A Estrela de Iemanjá (2009), A Máquina Fantabulástica (1997), Padrão 20 (2014) e Contos do Sul (2012). Também é autora da saga Os Sóis da América (2013-2014). Participou de diferentes antologias, como a Multiverso Pulp: HorrorMultiverso Pulp: Alta Fantasia e Multiverso Pulp: Multipunk (Ed. Avec). Recebeu o Troféu Odisseia 2018, na Odisseia de Literatura Fantástica, pelo conjunto da obra. 

O último continente
Simone Saueressig
166 p.
R$ 29,98
Editora UICLAP
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s