Romance de Morgana Kretzmann vence Prêmio São Paulo

‘Ao pó’ apresenta a história de Sofia, protagonista vítima de abuso sexual na infância

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Foram revelados na manhã de 23 de novembro, terça-feira, os livros vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2021. Gaúcha radicada em São Paulo, Morgana Kretzmann é a vencedora da categoria Melhor romance de estreia lançado em 2020 com Ao pó. Publicado pela Patuá, Ao pó apresenta a história de Sofia, protagonista do interior do Rio Grande do Sul, vítima de abuso sexual na infância pelo tio.

Na orelha de Ao pó, Andréa del Fuego escreve: “Intercalando linguagem ágil e realista dando conta da superfície e outra onírica e pontiaguda dando conta do subterrâneo, Morgana Kretzmann estreia com uma prosa envolvente e sólida. A autora nos traz Sofia, personagem que adia o grande voo, pois o salto está cravado na terra. Mulher simultaneamente no agora e no arcaico, todas nós”.

“Morgana Kretzmann sabe conduzir uma narrativa de modo a prender a atenção do leitor e, para tanto, a sucessão dos capítulos, por vezes assincrônicos, é realizada com a argúcia de ficcionista completa”, escreve Luiz Antonio de Assis Brasil na apresentação.

A autora ganha R$ 200 mil pela premiação, bem como o mineiro Edmilson de Almeida Pereira, vencedor da categoria Melhor romance com Front, publicado pela Nós.

Sobre a autora
Morgana Kretzmann nasceu na cidade de Tenente Portela, interior do Rio Grande do Sul, vive em São Paulo, é atriz, roteirista e produtora cultural, com prêmios nacionais e regionais. Também é formada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Santa Catarina.

Ao pó
Morgana Kretzmann
157 p.
R$ 40
Editora Patuá
Comprar aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s