As forças obscuras de Irka Barrios

Novo livro da autora finalista do Jabuti, ‘Júpiter Marte Saturno’ reúne contos fantásticos, inclusive o premiado ‘O coelho branco’

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Autora de Lauren, livro finalista Jabuti 2020, e de O coelho branco, conto vencedor do concurso Brasil em Prosa, Irka Barrios inicia 2022 publicando um livro de contos insólitos. “A proposta da Editora Uboro foi muito sedutora. Daniel Mansur, editor, me chamou para um papo, apresentou a editora que buscava ficção estranha para seu catálogo. Eu não consigo imaginar classificação mais propícia. A identificação foi imediata”, explica a autora.

Irka declara que sempre desejou ver O coelho branco, conto que abre a coletânea, numa publicação em papel — desejo que alimentava há tempos, só não havia decidido sobre outros contos que conversassem com a temática. Com a ajuda das escritoras e preparadoras de texto Cacá Joanello e Julia Dantas, do hub de mentoria e edição de textos Baubo, Irka encontrou uma linha interessante. Júpiter Marte Saturno conta ainda com a orelha de Adriane Garcia e textos de Morgana Kretzmann e mariam pessah para a quarta capa.

“Foi um momento incrível, de muitas trocas. Todas as manas que tiveram acesso ao original sugeriram, criticaram, participaram ativamente. Como são contos que exploram o universo íntimo de personagens mulheres, fiz questão de chamar autoras para me ajudarem nos retoques finais. O Daniel Mansur, editor, entrou como cotista (risos). Como epígrafe, escolhi Lygia Fagundes Telles, a escritora que provocou em mim o gosto pela leitura”, conta Irka.

Para Morgana Kretzmann “Irka Barrios trabalha com a literatura fantástica de maneira incomparável, revelando não só boas histórias, mas também as dramáticas e perturbadoras contradições das vidas de suas personagens”. Já para mariam pessah “Irka Barrios escreve na velocidade do tempo com o mistério da letra. Você encontrará bichos, moscas e sentirá patinhas caminhando nas suas costas, enquanto a autora escreve as histórias”.

Júpiter Marte Saturno tem 104 páginas e está disponível neste site (link externo).

Sobre a autora
Irka Barrios é mestre em Escrita Criativa (PUC-RS). Autora de O coelho branco (Prêmio Brasil em Prosa – Amazon, 2015) e de Lauren (Ed. Caos & Letras, 2019 – Finalista Prêmio Jabuti, 2020). Colaboradora do Escuro Medo e da Revista Ventanas, professora de oficinas literárias na GOG Ideias. Atua na organização do coletivo Mulherio das Letras – RS.

Júpiter Marte Saturno
Irka Barrios
104 p.
R$ 25
Editora Uboro Lopes
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s