O disfarce da vida

Sandro Farias estreia na literatura com livro de narrativas breves entrelaçadas como fragmentos de um romance

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Vidas Secas, de Graciliano Ramos, talvez seja o romance brasileiro que melhor represente a narrativa construída como um mosaico, em que os capítulos possuem certa independência e são organizados como fragmentos de um composição. O porto-alegrense Sando Farias parece referenciar esta mesma experiência estética com seu livro de estreia, A Vida Disfarçada de Contos. A obra conta oito histórias que se entrelaçam e conduzem o leitor a caminhar sobre a tênue fronteira entre veracidade e fantasia. As paixões mal resolvidas, a roda de samba, uma aposta feita na mesa do bar, a amizade, a magia da capital carioca ou as lendas do Partenon em Porto Alegre — estes são alguns dos elementos que o autor explora neste livro.

Com uma prosa coloquial, Farias apresenta histórias que criam um local familiar para o leitor, que se percebe até mesmo torcendo por uma aposta, escrevendo cartas de amor ou amando o improvável. “Eu não devia ter nem dez anos quando conheci a biblioteca do meu colégio e ali se abriu uma espécie de um portal, onde tudo passava a ser permitido, qualquer lugar poderia ser visitado, qualquer experiência poderia ser vivida. De um jeito ou de outro, isto pra mim virou literatura, isto tornou-se o lugar de um livro”, reflete o autor sobre sua relação com a literatura.

A Vida Disfarçada de Contos terá sessão de autógrafos no dia 15 de março, terça-feira, das 19h às 21h30, no Cine Grand Café (Centro Comercial Olaria – R. Gen. Lima e Silva, 776 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS).

Confira abaixo o booktrailer.

Sobre o autor
Sandro Farias nasceu em Porto Alegre, em 1969. Formado em Direito e Ciências Contábeis, é um entusiasta da literatura do cotidiano. A Vida Disfarçada de Contos é seu primeiro livro.

A Vida Disfarçada de Contos
Sandro Farias
150 p.
R$ 38

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s