Evento marca retorno dos encontros presenciais e celebra história de iniciativa que promove o talento negro gaúcho
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
No próximo dia 29 de março, terça-feira, após dois anos de atividades remotas, o sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia retorna aos encontros presenciais, celebrando uma década de existência. O evento acontece na sede da Escola de Samba Acadêmicos da Orgia (Av. Ipiranga, 2741 — Bairro Santana, Porto Alegre/RS) a partir das19h30. A entrada é gratuita.
Criado em março de 2012 pela Associação Negra de Cultura – ANdC, o Sopapo Poético é uma das ações de promoção e incentivo ao protagonismo negro mais reconhecidas de Porto Alegre. Ao reunir artistas de diversas frentes de atuação como literatura, música, canto e demais expressões, o sarau promove encontros entre artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.
Com quase uma centena de eventos promovidos em dez anos, o Sopapo Poético tem se consolidado tanto como um espaço de homenagens a nomes importantes da cultura negra quanto de revelação de novos talentos — com a publicação, por exemplo, de duas antologias poéticas (Pretessência, de 2016, e Aquilombados, de 2021) e dois documentários (Sopapo Poético, de 2016, e Sopapo Poético na Casa de Teresa, de 2021), além de ter realizado inúmeras apresentações em escolas, feiras literárias e espaços acadêmicos e de cultura popular. A criação de outras ações paralelas ao sarau tem ampliado o alcance do coletivo Sopapo Poético sobre novos públicos, como as crianças, através do Sopapinho, os afro-empreendedores e artesãos, com a Feira Afro, e o Cine Kafuné, com projeção de vídeos e documentários sobre a cultura negra.
Serviço
Dez anos de Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia
Terça-feira, 29 de março, a partir das 19h30
Escola de Samba Acadêmicos da Orgia (Av. Ipiranga, 2741 — Bairro Santana, Porto Alegre/RS)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.