Uma biografia musical para Porto Alegre

Arthur de Faria lança financiamento coletivo de livro sobre a história da música popular na cidade

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Na semana em que Porto Alegre completa 250 anos, o músico e jornalista Arthur de Faria dá um importante passo para colocar no mundo o primeiro volume do livro Porto Alegre: uma biografia musical. Nesta semana, o autor e a editora Arquipélago lançaram um financiamento coletivo na plataforma Catarse para viabilizar a publicação da obra. A campanha já está no ar neste endereço (link externo).

“Esse projeto é uma celebração à nossa cidade no seu aniversário de dois séculos e meio e também um convite para construirmos e viabilizarmos juntos a publicação de um material que resgata a história musical deste território. Passei minha vida toda contando essa história. Agora, se tudo der certo, ela poderá chegar ainda mais longe”, afirma Arthur de Faria.

Quem apoiar o projeto poderá escolher entre recompensas de diferentes valores, que variam entre exemplares exclusivos do livro em capa dura, kits incluindo também a obra Elis: uma biografia musical, além de audições musicais comentadas com o autor nas modalidades presencial e online. A campanha se estende até a primeira semana de maio e tem como meta cobrir os custos de preparação, revisão final, finalização do projeto gráfico, diagramação e impressão do livro.

O primeiro volume de Porto Alegre: uma biografia musical abrange o período do início do povoamento da cidade até a Era do Rádio. Além de um texto que reflete mais de três décadas de envolvimento do autor com o assunto, o livro contará com uma grande quantidade de imagens de época, garimpadas em arquivos de jornal e acervos pessoais. A obra integra uma série de sete livros de Arthur de Faria que vão contar a história da música popular na cidade. Um deles já foi publicado pela Arquipélago: Elis: uma biografia musical se debruça sobre a trajetória da maior cantora brasileira.

Sobre o autor
Arthur de Faria é músico, compositor e arranjador. Doutorando em literatura brasileira pela UFRGS, com tese sobre Lupicínio Rodrigues. Produziu 28 discos, dirigiu 12 espetáculos e fez 53 trilhas para cinema e teatro. Faz parte do coletivo teatral Ultralíricos, de Felipe Hirsch, lidera a Tum Toin Foin Banda de Câmara e integra o duo Música Menor com o argentino Omar Giammarco. Por 20 anos esteve à frente do Arthur de Faria & Seu Conjunto, com quem lançou seis de seus 20 álbuns, EPs e singles de material inédito e tocou em meia dúzia de países. Ministrou dezenas de cursos sobre música popular brasileira no Brasil, Argentina e Uruguai — o que atualmente faz na Especialização em Literatura Brasileira da UFRGS. Trabalhou 23 anos em rádio. Dedica-se há mais de três décadas a pesquisar a história da música de Porto Alegre o que lhe levou a publicar dezenas de ensaios, artigos, fascículos e livros sobre música popular — entre eles, 100 Anos de Música no RS e Elis: uma biografia musical.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s