Missivas de um romance imaginado

Adriana Bandeira e Jorge Rein publicam em livro resultado de experimento que lança reflexões sobre os marcadores de gênero na escrita literária

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre acervo pessoal

Quais são os limites das identidades de gênero sobre a literatura? É possível identificar os códigos de supostas masculinidades e feminilidades literárias? Estas são algumas das questões suscitadas pelo livro Cartas trocadas, de Adriana Bandeira e Jorge Rein. A dupla de autores promove lançamento e sessão de autógrafos no dia 27 de abril, quarta-feira, a partir das 18h30, na La Faísca Café (Av. Venâncio Aires, 1025 – Porto Alegre/RS). Na ocasião, haverá leitura de trechos selecionados, exposição das ilustrações de Miriam Tolpolar e canja musical com Marcelo Carvalho.

“Como fazer para trazer à escrita toda a sensualidade de um casal que faz do texto um espaço do mais íntimo escambo? A troca de papéis entre os dois autores, ensaiada em boa parte dos textos desta obra, procura questionar a existência de uma escrita feminina e outra masculina, nitidamente diferenciadas e identificáveis. A omissão da autoria de cada uma das cartas deixa por conta do leitor, através da leitura ou da escuta, desvendar esse enigma”, explicam os autores.

O intercâmbio de epístolas e de gênero postos aqui como um exercício criativo tem o potencial de lançar diversas perguntas sobre escrita, sexualidade e identidades — temas que respingam em tópicos maiores como sociedade, liberdade e a dinâmica dos relacionamentos amorosos. Por isso, para uma experiência de leitura mais completa, a dupla de autores recomenda a leitura prévia de O amante de Lady Chatterley, romance de D.H. Lawrence escrito em 1928 e publicado na Inglaterra somente em 1960 em função de suas “palavras inapropriadas”.

Cartas trocadas é uma publicação da Editora Bestiário e está disponível pelo site da editora (link externo).

Sobre os autores
Adriana Bandeira é psicanalista, exercendo seu oficio em consultório e em projetos para Politicas Publicas em saúde mental. Natural de Montenegro/RS, tem dois livros publicados: Chá das Cinco, editora AGE, 2006, e Escritos de Calabouço, editora Patuá, 2018. Teve dois poemas contemplados com menção honrosa no prêmio Lila Ripoll 2019.

Jorge Rein nasceu em Montevidéu e reside em Porto Alegre desde 1971. É contista, dramaturgo, tradutor e poeta. Em 1986 publicou, pela editora Tchê!, sua primeira experiência em língua portuguesa, o livro-objeto &, ilustrado pela gravadora Anico Herskovits. Teve contos publicados em diversas coletâneas, antologias e revistas literárias do Brasil, Uruguai e México. Nos últimos anos, sem ter abandonado o conto, vem se dedicando preferencialmente à poesia e à dramaturgia, modalidade na qual conquistou premiações em concursos no Brasil (IBAC / FUNARTE), Venezuela (ITI-UNESCO) e Uruguai (EL GALPÓN). Em 2017 publicou, pela editora Patuá, o livro de poesia Grafiteiro do Avesso, finalista do Prêmio AGES daquele ano, e as peças de teatro Bonecas de argila e Cambalache 2.0 pela Editora Bestiário.

Sobre a ilustradora
Miriam Tolpolar é artista plástica, Mestre em Poéticas Visuais e professora. Dedica-se à gravura, em especial à litografia, objeto de suas pesquisas e sua obra está vinculada à memória, identidade, repetição e sequencialidade. Desde 1983 vem participando de Salões de Arte, exposições coletivas e Bienais de Gravura no Brasil e exterior, tendo recebido inúmeros prêmios, destacando-se o II Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Gravura (2007). Em 2014 lançou o livro Memória da Litografia: pedras raras da Livraria do Globo (FAC/ RS) e em 2016, Receitas da Casa das Tias, Editora Libretos.

Cartas trocadas
Adriana Bandeira e Jorge Rein; ils Miriam Tolpolar
86 p.
R$ 48
Editora Bestiário
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s