Inscrições abertas para o curso A Ucrânia de Nikolai Gógol

De 3 a 24 de maio com a tradutora Denise Sales

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Estão abertas as inscrições para o curso A Ucrânia de Nikolai Gógol, em que serão lidas e discutidas obras do ciclo ucraniano do autor nascido em Sorotchíntsi, então Império Russo, mas hoje território da Ucrânia. A proposta é identificar os temas universais sob a perspectiva do interior da Ucrânia e analisar os procedimentos literários em sua relação com o mito e o folclore.

Os encontros ocorrem de 3 a 24 de maio, sempre às terças-feiras, das 19h às 20h30, na Livraria Taverna (Rua dos Andradas, 736 — Centro Histórico, Porto Alegre/RS), e são conduzidos pela professora e tradutora Denise Sales. As inscrições devem ser feitas neste site (link externo) e custam R$ 320. Confira o cronograma abaixo.

Dia 3 de maio
Visão geral do ciclo ucraniano. Apresentação das publicações Serões numa granja perto de Dikanka (1831) e Mirgorod (1835), onde se encontram as obras desse ciclo.

Dia 10 de maio
Viy e Noite de natal, na tradução de Paulo Bezerra.

Dia 17 de maio
A briga dos dois Ivans, na tradução de Graziela Schneider.

Dia 24 de maio
Tarás Bulba, na tradução de Nivaldo dos Santos

Sobre a professora
Denise Sales é doutora em Literatura e Cultura Russa pela Universidade de São Paulo (USP) e trabalha atualmente como professora de Língua e Literatura Russa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nasceu em Belo Horizonte, em 1965, e graduou-se em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Minas Gerais. De 1996 a 1998, trabalhou na Rádio Estatal de Moscou como repórter, locutora e tradutora. Publicou diversas traduções, entre elas o romance Propaganda monumental, de Vladímir Voinóvitch (2007), as novelas Minha vida e Três anos, de A. P. Tchekhov (2011 e 2013, respectivamente), a coletânea de contos de Nikolai Leskov, A fraude e outras histórias (2012), e Contos de Kolimá (2018), de Varlam Chalámov.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s