Erico Verissimo pelo olhar de Sergius Gonzaga

Professor analisa O Tempo e o Vento em curso no Instituto Ling

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Sergius Gonzaga volta a encontrar o público presencialmente no Instituto Ling para analisar a trilogia O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo. Serão três encontros entre 10 e 24 de maio, sempre nas terças-feiras, às 19h. As aulas discutirão os aspectos essenciais da obra que resgata mais de duzentos anos de história do Rio Grande do Sul e que registrou traços da identidade gaúcha a partir de personagens como Ana Terra e Capitão Rodrigo. As matrículas para o curso custam R$ 258 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br (link externo) e na recepção do centro cultural das 10h30 às 20h (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS).

Publicada entre 1949 e 1962, a saga é dividida em três romances – O ContinenteO Retrato e O Arquipélago – que recontam a realidade fervilhante do país, cobrindo desde o Brasil Colônia até o começo da Quarta República e momentos importantes da história das Missões e do pampa, em meio à trajetória fictícia protagonizada pela família Terra Cambará. A narrativa, que já ganhou adaptações para as telas em formato de longa-metragem, novela e minissérie, é considerada a obra-prima de Verissimo, um dos mais populares escritores brasileiros do século 20.

O curso O essencial em O Tempo e o Vento ocorre nos dias 10, 17 e 24 de maio, das 19h às 21h.

Sobre o professor
Doutor em Letras, Sergius Gonzaga é professor de Literatura Brasileira na UFRGS. Foi um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo Da Vinci, além de ter atuado como diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004) e secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente é responsável pela Universidade Aberta e pela Coordenação do Livro da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Ministra palestras e cursos sobre Literatura Brasileira e Literatura Latino-Americana mundo afora.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s