Bloomsday na CCMQ e Instituto Ling

Centenário de clássico de James Joyce tem programação especial em Porto Alegre

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

O Instituto Ling e a Casa de Cultura Mario Quintana se uniram para realizar o Bloomsday 2022 — uma programação especial dedicada ao escritor irlandês James Joyce (1882-1941) e a sua obra máxima, Ulysses, que completa 100 anos de sua primeira publicação. A festa reunirá atrações que envolvem literatura, teatro, música, cinema, psicanálise e gastronomia em uma intensa agenda de atividades gratuitas e temáticas que ocorrem em ambos os centros culturais de Porto Alegre.

A comemoração terá duração de dois dias, iniciando com atividades como sessão de cinema e degustação de café irlandês na Casa de Cultura Mario Quintana, no dia 16 de junho; e depois segue no Instituto Ling, no dia 18 de junho, com pocket shows de música típica do país europeu e painéis com participação de grandes pensadores e pesquisadores para discutir a importância do livro e de seu autor.

A agenda começa nos diversos espaços da Casa de Cultura Mario Quintana, às 18h do no dia 16 de junho, com o ator João Petrillo interpretando Leopold Bloom, o personagem principal de Ulysses, em uma performance artística realizada na Livraria Taverna. Entre o público, será sorteado um exemplar da edição alusiva aos 100 anos de Ulysses, publicada este ano pela editora Companhia das Letras com gravuras de Robert Motherwell e tradução revisada de Caetano W. Galindo.

Em seguida, a cafeteria Luciamaria servirá ao público irish coffee, bebida à base de café, uísque irlandês, açúcar e chantilly. Depois, às 19h, haverá exibição, na Cinemateca Paulo Amorim, do filme Os Vivos e os Mortos (1987), de John Huston, uma adaptação do conto de mesmo nome, escrito por James Joyce e inserido na coletânea Dublinenses. Após a sessão, os bares Térreo e Lola Bar de Tapas funcionarão em clima típico irlandês, com opções de pratos e bebidas.

No dia 18 de junho, a programação poderá ser acompanhada presencialmente no Instituto Ling e em transmissão online pelo canal do YouTube do centro cultural (link externo). Neste dia, as atividades iniciam às 16h. Em diferentes momentos da tarde, haverá pocket shows da banda de música tradicional irlandesa Irish Fellas, além de intervenções e esquetes com o ator João Petrillo dando vida a Leopold Bloom.

Para debater e analisar detalhes do romance considerado um dos mais importantes do Ocidente, haverá dois painéis, com mediação do jornalista, escritor e crítico literário Milton Ribeiro. O primeiro encontro reúne os escritores e professores de literatura Jeferson Tenório e Donaldo Schüler discutindo a importância de Joyce e Ulysses para a literatura. A segunda roda de conversa, que encerra a grande programação, terá participação do cineasta Carlos Gerbase e dos psicanalistas Edson Souza e Elida Tessler questionando a loucura e a lucidez do autor irlandês.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s