Livro de Graça Craidy analisa a trajetória de seis personalidades do mercado da propaganda
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
A história da publicidade brasileira é entrecruzada pela história do Brasil, e um período específico merecia um olhar cuidadoso e crítico. Assim nasceu o livro Do porão ao poder, em que a autora Graça Craidy analisa a trajetória e a ascensão de seis importantes nomes da publicidade nacional entre os anos de 1970 e 1990, época em que os profissionais criativos assumiram posições de comando dentro das agências e renovaram o ecossistema da publicidade no país.
A história de Roberto Duailibi, José Zaragoza, Francesc Petit, Neil Ferreira, Washington Olivetto e Nizan Guanaes é apresentada sob o recorte de uma movimentação profissional que agitou as agências publicitárias brasileiras no período estudado. Se hoje estes nomes são reconhecidos e admirados até mesmo fora de suas áreas de atuação e tornaram-se referências culturais, os anos de 1970 a 1990 foram determinantes para essa construção.
Do porão ao poder conta a história da publicidade brasileira ao identificar continuidades e rupturas, ao reconhecer os sujeitos no tempo em que atuam. “Aprecio, particularmente, o ritmo que impregna em sua narrativa para revelar o componente desencadeador das transformações na passagem de uma fase a outra”, destaca Christa Berger no prefácio. A pesquisa de Do porão ao poder se apoia em linhas do pensamento de Pierre Bourdieu e teses sobre cultura de Raymond Williams e Stuart Hall.
A capa do livro é ilustrada por retratos dos seis publicitários estudados, saídos da prancheta de Graça Craidy — ela própria uma reconhecida profissional da publicidade que se tornou artista plástica após encerrar sua atividade no ramo.
Uma leitura recomendada para estudantes e profissionais da Comunicação Social e pesquisadores da Indústria Cultural no Brasil, Do porão ao poder pode ser encontrado no site da editora (link externo) e também na Amazon, Estante Virtual, Magalu, Fnac e Barnes & Noble, nas versões impressa e digital.
Sobre a autora
Graça Craidy (1951, Ijuí/RS) foi redatora publicitária em São Paulo/SP e Porto Alegre/RS, de 1973 a 2013, trabalhando no departamento de Criação de agências como J.W. Thompson, Guimarães & Giacometti, Lew, Lara, Propeg SP, CBP, Pão de Açucar Publicidade, Grottera, Marca Propaganda, entre outras. Lecionou Processo Criativo, Redação e Criação na ESPM-Sul, de 2005 a 2007. Graduada e mestre em Comunicação (FAMECOS/PUCRS), atualmente é artista visual. Vive em Porto Alegre.

Do porão ao poder
Graça Craidy
240 p.
Editora Dialética
R$ 64,90
Comprar aqui (link externo)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
Obrigada pela excelente materia!
CurtirCurtir