Retratos da publicidade brasileira

Livro de Graça Craidy analisa a trajetória de seis personalidades do mercado da propaganda

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A história da publicidade brasileira é entrecruzada pela história do Brasil, e um período específico merecia um olhar cuidadoso e crítico. Assim nasceu o livro Do porão ao poder, em que a autora Graça Craidy analisa a trajetória e a ascensão de seis importantes nomes da publicidade nacional entre os anos de 1970 e 1990, época em que os profissionais criativos assumiram posições de comando dentro das agências e renovaram o ecossistema da publicidade no país.

A história de Roberto Duailibi, José Zaragoza, Francesc Petit, Neil Ferreira, Washington Olivetto e Nizan Guanaes é apresentada sob o recorte de uma movimentação profissional que agitou as agências publicitárias brasileiras no período estudado. Se hoje estes nomes são reconhecidos e admirados até mesmo fora de suas áreas de atuação e tornaram-se referências culturais, os anos de 1970 a 1990 foram determinantes para essa construção.

Do porão ao poder conta a história da publicidade brasileira ao identificar continuidades e rupturas, ao reconhecer os sujeitos no tempo em que atuam. “Aprecio, particularmente, o ritmo que impregna em sua narrativa para revelar o componente desencadeador das transformações na passagem de uma fase a outra”, destaca Christa Berger no prefácio. A pesquisa de Do porão ao poder se apoia em linhas do pensamento de Pierre Bourdieu e teses sobre cultura de Raymond Williams e Stuart Hall.

A capa do livro é ilustrada por retratos dos seis publicitários estudados, saídos da prancheta de Graça Craidy — ela própria uma reconhecida profissional da publicidade que se tornou artista plástica após encerrar sua atividade no ramo.

Uma leitura recomendada para estudantes e profissionais da Comunicação Social e pesquisadores da Indústria Cultural no Brasil, Do porão ao poder pode ser encontrado no site da editora (link externo) e também na Amazon, Estante Virtual, Magalu, Fnac e Barnes & Noble, nas versões impressa e digital.

Sobre a autora
Graça Craidy (1951, Ijuí/RS) foi redatora publicitária em São Paulo/SP e Porto Alegre/RS, de 1973 a 2013, trabalhando no departamento de Criação de agências como J.W. Thompson, Guimarães & Giacometti, Lew, Lara, Propeg SP, CBP, Pão de Açucar Publicidade, Grottera, Marca Propaganda, entre outras. Lecionou Processo Criativo, Redação e Criação na ESPM-Sul, de 2005 a 2007. Graduada e mestre em Comunicação (FAMECOS/PUCRS), atualmente é artista visual. Vive em Porto Alegre.

Do porão ao poder
Graça Craidy
240 p.
Editora Dialética
R$ 64,90
Comprar aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Uma resposta para “Retratos da publicidade brasileira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s