A linguagem é um rio

Paulo Neves constrói uma obra multifacetada que passeia por gêneros e referências diversas

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Liane Neves

O Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – campus central da Universidade – Porto Alegre/RS) abriga no dia 15 de julho, sexta-feira, a partir das 19h, o lançamento do livro Rio linguagem, do escritor e tradutor porto-alegrense Paulo Neves. Antes da sessão de autógrafos, o autor apresenta a palestra Linguagem e poesia.

Rio linguagem ficou pronto em março de 2020, mas, por causa da pandemia, só agora está sendo lançado oficialmente. A publicação é uma espécie de mosaico, em prosa e verso, sobre linguagem e poesia, reunindo textos postados originalmente em um blog e outros, posteriores, com relatos, lembranças e reflexões de acento mais pessoal. Entre filmes e canções, entre prosa e poesia, entre memória e imaginação, o texto conversa com o leitor com uma intimidade rara, num caleidoscópio de ideias, lembranças e referências que instigam as mais variadas descobertas.

Na palestra a ser apresentada na ocasião, Paulo vai abordar a particularidade da poesia no contexto amplo da linguagem e destacar, através de exemplos ao longo da história, alguns modos de invenção de formas e imagens poéticas.

Sobre o autor
Paulo Neves, 75 anos, nasceu e vive atualmente em Porto Alegre. Trabalhou como jornalista em São Paulo antes de se dedicar, a partir de 1986, à tradução literária, hoje com mais de 150 obras traduzidas nas áreas de literatura, filosofia, ciências humanas e artes. De sua autoria lançou, em 1985, o ensaio Mixagem, o ouvido musical do Brasil (Editora Max Limonad) e, em 2006, Viagem, espera (Companhia das Letras), reunião de poemas e prosas poéticas. 

Rio linguagem
Paulo Neves
176 p.
Editora 7Letras
R$ 49
Comprar aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s