Afetos construídos no tempo

Malvina de Castro Rosa apresenta história de duas mulheres e sua amizade erguida ao longo dos anos

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Já está disponível pelo site da editora Caravana (link externo) o primeiro romance de Malvina de Castro Rosa, Paralelos cruzados. A obra acompanha a história de Cora e América, mulheres de personalidades marcantes que constroem uma amizade profunda ao longo das décadas. Com o Rio Grande do Sul do século XX como pano de fundo, a história das personagens é impactada por acontecimentos sociais e políticos, de maneiras diferentes, especialmente em seus costumes.

“Embora Cora e América tenham tantas diferenças de vivências, elas também têm muito em comum, começando pelo fato de serem ambas mulheres nascidas por volta da década de 1920”, explica a autora. Paralelos cruzados é conduzido por uma voz narrativa que aplica um verniz de bom humor à história. “Creio que o senso de humor é um dos pontos de conexão entre as personagens. Essa escolha narrativa trabalha tanto para criar uma aura que visa permitir que os paralelos se cruzem, como para explicitar a cumplicidade que se estabelece entre Cora e América”, revela Malvina.

Confira abaixo um trecho de Paralelos cruzados:

“Elas não sabiam muito bem como aquela amizade sincera e mais importante do que imaginavam tinha se consumado. Tinham personalidades absolutamente distintas, talvez por isso se dessem bem. Visões de mundo e histórias completamente diferentes. Suas vidas por muito correram em paralelo até que se cruzaram. Paralelos não se cruzam, mas vidas também não são linhas. Essa estranha intersecção não obrigou que se tornassem grandes amigas. Seus filhos eram casados, tinham duas netas em comum, mas isso também não as obrigava a nada. Podiam apenas se encontrar em datas festivas e pontuais.

Conheciam-se há uns 40 anos, no entanto tornaram-se amigas, há não mais que 12 anos. Conviviam nos mesmos círculos sociais, mas por um bom tempo se olharam com desconfiança e preconceito recíproco. Talvez o whisky, o carteado, o bom papo e o carinho pelos filhos uma da outra tenham contribuído para aquela relação.” (p. 8)

Sobre a autora
Malvina de Castro Rosa é Porto-alegrense e gosta de escrever desde criança. Nos últimos anos voltou-se mais para isso. Em 2013 lançou o livro de crônicas As Loucas Aventuras da Guria Maluca. Já teve alguns blogs e há mais de um ano escreve semanalmente no bomdiasociedademachista.blogspot.com, onde traz crônicas desses tempos malucos que vivemos. Paralelos Cruzados é seu primeiro romance.

Paralelos cruzados
Malvina de Castro Rosa
115 p.
Caravana Grupo Editorial
R$ 54,90
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s