O encontro será realizado nos dias 4 e 5 de setembro em Porto Alegre; confira a programação completa
Edição: Vitor Diel
Fotos: Divulgação
Estão abertas as inscrições gratuitas para o Seminário Beabah! – Bibliotecas para Fabular Mundos Possíveis, promovido pela Rede Beabah! – Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul. O encontro será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no Auditório do IFRS – Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281, Centro Histórico), em Porto Alegre (RS), reunindo profissionais, pesquisadores, educadores, escritores, agentes culturais, mediadores de leitura e demais interessados em discutir o papel das bibliotecas na construção de uma sociedade mais leitora, inclusiva e participativa. As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário disponível aqui.
Com uma programação que articula literatura, educação, cultura, direitos, saúde, justiça climática e enfrentamento ao racismo ambiental, o seminário propõe dois dias de debates, intervenções artísticas, mediações de leitura e troca de experiências. Entre os temas estão as práticas de leitura e remição em unidades prisionais, o papel das bibliotecas como espaços de afeto e escuta, a relação entre bibliotecas e saúde, o ecossistema do livro na construção de um Brasil leitor e as diferentes formas de fazer literatura para além dos livros.
A programação também contempla debates sobre resistência feminina, direitos e conquistas, além de uma mesa dedicada aos 18 anos de atuação da Rede Beabah! na construção de mundos possíveis por meio das bibliotecas comunitárias. Na sexta-feira, o evento terá ainda o lançamento de um livro, seguido de coquetel. No sábado, o seminário será encerrado com o Sarau Escritas Periféricas, com apresentação artística de Cristal, no Espaço Cultural Maria Maria. Ao reunir diferentes saberes, trajetórias e experiências, a iniciativa reafirma as bibliotecas como espaços de encontro, criação, pertencimento e transformação social.
“A proposta é fortalecer o entendimento de que as bibliotecas, estejam elas nas periferias, no campo ou nos grandes centros urbanos, são fundamentais para garantir o acesso à leitura, à cultura, ao conhecimento e à possibilidade de construir novos horizontes”, ressalta a articuladora da Beabah!, Viviane Peixoto.
A iniciativa integra as ações do projeto Escritas periféricas na Rede Beabah!: Expressão cultural através da literatura, que conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE). A realização é da Rede Beabah! Bibliotecas Comunitárias do RS, com financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC/RS), do Sistema Nacional de Cultura (SNC), do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Confira a programação completa abaixo.
Seminário Beabah! Bibliotecas para Fabular Mundos Possíveis
4 e 5 de setembro de 2026 | Porto Alegre (RS)
SEXTA-FEIRA | 4 DE SETEMBRO
8h30 — Chegada e credenciamento
9h — Apresentação Trilha das Andarilhas!
9h45 | Mesa 1 — Abertura oficial
Participação de representantes do Ministério da Cultura (MinC), Escritório Estadual do MinC no RS (EERS MinC), Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), Comissão Especial Sistemas de Cultura do RS da Assembleia Legislativa e IFRS Campus Porto Alegre.
10h30 — Intervalo
10h45 | Mesa 2 — Leitura, remição e socioeducação: práticas que transformam as unidades prisionais brasileiras
Convidadas: Janine Durand (Remição em Rede) e Jeane Silva (NEES/UFAL)
Mediação: Susane Souza (Biblioteca Comunitária Raio de Luz)
12h às 13h30 — Almoço
13h30 — Intervenção artística e mediação de leitura
14h | Mesa 3 — Justiça climática e racismo ambiental: territórios em luta
Convidadas: Nina Acácio e Nina Fola
Mediação: Francine Conde (Biblioteca Comunitária Marginal Ilha do Saber)
15h15 | Mesa 4 — Bibliotecas como espaços seguros de afeto e escuta: lugares para acolher e pertencer
Convidados: Miguel João de Deus e Prof. PhD Guilherme Nogueira
Mediação: Inaúma Carvalho (Biblioteca Comunitária Biblio Flor)
16h30 — Intervalo
16h45 | Mesa 5 — Bibliotecas e saúde: outros caminhos para o bem-viver
Convidados: Felipe Eugênio (Periferia Brasileira de Letras) e Jesse Cardoso
Mediação: Joseane Menezes Marcílio (Biblioteca Comunitária Girassol)
18h | Lançamento do livro
Participantes: Nina Silva (ilustradora), Ana Maria de Souza (SEBP) e Hanna Gledyz
Mediação: Bianka Maduell (Bibliotecária da Beabah!)
18h30 — Coquetel de lançamento do livro
SÁBADO | 5 DE SETEMBRO
8h30 — Chegada e credenciamento
9h | Mesa 6 — Mobiliza PNLL: o ecossistema do livro na construção de um Brasil leitor
Convidados: Luciana Peixoto Santa Rita (NEES/UFAL), Hanna Gledyz (DLLLB/MinC), Taiasmin Ohnmacht, editora convidada e Câmara Rio-Grandense do Livro
Mediação: Eduardo Peixoto (Agente Territorial de Cultura)
10h30 — Intervalo
10h45 | Mesa 7 — Literatura para além dos livros
Convidada: Alessandra Souza
Mediação: Leandro Oliveira (Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro)
12h às 13h30 — Almoço
13h45 — Intervenção artística e mediação de leitura
14h | Mesa 8 — Resistência feminina: direitos, enfrentamentos e conquistas
Convidadas: Dalva Maria Soares e Bia da Ilha
Mediação: Mirian Eilert (Biblioteca Comunitária Carolina Maria de Jesus)
15h30 — Intervalo
15h45 | Mesa 9 — Beabah!: há 18 anos construindo mundos possíveis
Convidados: José Falero, Camila Schoffen Tressino e Túlio Damascena (RNBC)
Mediação: Viviane Henrique Peixoto (Biblioteca Comunitária do Arvoredo)
16h45 — Encerramento
19h | Sarau Escritas Periféricas
Apresentação (cerimonial): Cassandra Calabouço
Apresentação artística: Cristal
Local: Espaço Cultural Maria Maria
Rua Fernando Machado, 464 — Porto Alegre/RS
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
