A versatilidade e a lucidez de José Saramago investigadas por Gabriela Silva

José Saramago (1922-2010) consagrou-se como um dos mais significativos escritores portugueses do século XX e XXI. Prêmio Nobel em 1998, o autor tornou-se conhecido pelo tratamento da linguagem, aspectos de construção narrativa e temas polêmicos, como a revisitação histórica e a crítica à igreja, ao estado e ao pensamento capitalista. Suas obras voltam-se sobre os temas universais como a morte, o amor, a solidão e de forma particular Portugal. Amálgama de ideias, imagens e pensamentos, os romances saramaguianos dividem-se em algumas vertentes: metaficção histórica, alegórica ou fantástica entre outras subdivisões e maneiras de ver a obra do autor português.

O curso proposto pela escritora e pesquisadora Gabriela Silva, ao longo de seis encontros, apresentará leituras dos romances de José Saramago, assim como a sua produção de teatro e poesia.

As aulas serão realizadas na Livraria Taverna, no Centro Histórico de Porto Alegre, em sábados de julho a setembro, das 10h às 12h. As inscrições estão abertas, para participar basta preencher o formulário disponível neste link. As vagas são limitadas

Encontros

06 de julho – Demasiado humano: Ensaio sobre a cegueira; O homem duplicado; Todos os nomes

27 de julho – O que sabemos de Deus: O evangelho segundo Jesus Cristo; Caim

10 de agosto – O fantástico: As intermitências da morte; A jangada de pedra; O ano da morte de Ricardo Reis

31 de agosto – A história revisitada: Memorial do convento; História do cerco de Lisboa; Levantado do chão

14 de setembro – Teatro: O que farei com este livro? A noite

21 de setembro – Poesia: Poemas possíveis, Provavelmente alegria

Sobre a ministrante
Gabriela Silva é graduada em Letras, tem licenciatura plena em língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa pela FAPA (Faculdades Porto-Alegrenses) em 2003; Especialista em Leitura: Teoria e Prática pela FAPA em 2005; Mestre em Teoria da Literatura na PUCRS em 2009; Doutora em Teoria da Literatura com a tese Fabulae Moriendi: a ficcionalização da morte em quatro romances da literatura portuguesa contemporânea pela PUCRS, 2013. Participou do grupo de pesquisa “E o mar sempre à vista: a presença do espaço insular na narrativa açoriana pós-25 de Abril”, coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil. Integrou também o grupo de pesquisadores do Almanaque Luso-brasileiro vinculado à Universidade de Lisboa no Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa. Também participa do grupo Figuras da Ficção, coordenado pelo professor Dr. Carlos Reis da Universidade de Coimbra, Portugal. Realizou pós-doutorado com bolsa Capes de pós-doc na Universidade de Lisboa, Portugal, no Departamento de Estudos Comparatistas sob a supervisão da Prof. Dra. Helena Carvalhão Buescu com o projeto A novíssima Literatura Portuguesa: Novas identidades de escrita. Atualmente é bolsista Capes -PNPD na Universidade Integrada do Alto Uruguai – URI em Literatura Comparada. Privilegia o estudo da Literatura Portuguesa do século XX e XXI, pesquisando linhas temáticas e poéticas particulares de ficcionistas e poetas, que foram publicados em artigos, ensaios e recensões em diversas revistas e livros.

José Saramago – obras fundamentais, por Gabriela Silva
Livraria Taverna (Fernando Machado, 370 – Porto Alegre / RS)
06 e 27/07, 10 e 31/08, 14 e 21/09 (sábados)
Das 10h às 12h
Investimento de R$ 280,00 (à vista) ou R$ 300,00 (crédito ou boleto bancário)

Da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s