Obras-primas de Machado de Assis serão debatidas em curso ministrado por João Armando Nicotti

Machado de Assis escreveu praticamente em todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista e crítico literário. Sua obra é aclamada pela crítica e reconhecida internacionalmente por sua universalidade e atemporalidade de seus temas. No ano em que se completa 180 do seu nascimento, o legado deixado pelo autor permanece extremamente relevante e sua obra continua sendo descoberta pelas novas gerações. Os aspectos estéticos e políticos encontrados nas obras machadianas não se esgotaram com o decorrer do tempo, e a recente discussão sobre a identidade negra de Machado de Assis incendiou problematizações necessárias por todo país sobre temas como racismo, desigualdade social, representatividade e invisibilidade de autores e autoras negras no Brasil.

Não faltam motivos para ler, estudar e celebrar a obra machadiana. O curso ministrado pelo professor João Armando Nicotti, especialista em literatura brasileira, propõe revisitar as principais obras do autor adotando uma análise crítica de seus livros. Seja contextualizando o período histórico ou trazendo novos olhares para essas leituras, os encontros possibilitarão um aprofundamento na produção literária de Machado de Assis. As aulas serão realizadas na Livraria Taverna, no Centro Histórico de Porto Alegre, sempre às quartas-feiras, de julho a setembro, das 19h30min às 21h30min. Não há nenhuma restrição para participar do curso.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.  

Cronograma

10 de julho: Introdução à obra de Machado de Assis

07 de agosto: O Alienista & Memórias póstumas de Brás Cubas

21 de agosto: Quincas Borba

04 de setembro: Dom Casmurro

18 de setembro: Esaú e Jacó & Memorial de Aires

Sobre o ministrante
João Armando Nicotti é Licenciado pela UFRGS em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; formado pelo curso de extensão em Literatura Russa pela UFRGS. Foi professor de Literatura nos Colégios Americano, Anchieta, Israelita, Leonardo da Vinci (Porto Alegre e Caxias do Sul) e Rosário, assim como de pré-vestibulares na capital e no interior; integrante da Equipe de Correção da questão de Redação da Prova da UFRGS (1989-1997) e da Equipe de Apoio às equipes de Correção da questão de Redação da UFRGS (1997); integrante do Conselho Consultivo do Projeto Texto e Contexto da Prefeitura de Porto Alegre, Coordenação do Livro e da Literatura; crítico literário do vídeo número 1 do Projeto Texto e Contexto sobre a obra de Luiz Antonio Assis Brasil pela Prefeitura de Porto Alegre, Coordenação do Livro e da Literatura (1991); curso de extensão de Língua Russa (UFRGS). Traduziu Tchekhov, Górki, Tolstói e Artsibáshchev em diversas publicações; resenhista de Púchkin, Tolstói e Górki.

Obras-primas de Machado de Assis, por João Armando Nicotti
Livraria Taverna (Fernando Machado, 370 – Porto Alegre / RS)
Dias 10 de julho, 07 e 21 de agosto, 04 e 18 de setembro (quartas-feiras)
Das 19h30min às 21h30min
Investimento de R$ 250,00 (à vista) ou R$ 270,00 (crédito ou boleto bancário)*
*Incluídos material e certificado de participação

Da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s