Lançada ideia de modernização de barracas para a Feira do Livro de Porto Alegre

“Momento cultural de maior importância do Rio Grande do Sul, a Feira do Livro de Porto Alegre começou.” Assim o presidente do Conselho de Cultura do Estado, Marco Aurélio Alves, sintetizou a escolha da equipe vencedora do Concurso de Projetos de Barracas no último dia 22, pela manhã, no Auditório do MARGS. Conforme o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Isatir Bottin Filho, o objetivo da iniciativa é incentivar os associados a modernizar as bancas com um design mais arrojado, adequado ao espaço físico e com maior acessibilidade. “A ideia está lançada”, enfatiza.

O projeto da arquiteta Paula Fortes Fumegalli e da estudante Luiza Maia Fagundes conquistou o primeiro lugar, propondo maior integração da Feira com a Praça da Alfândega e o seu entorno, com ênfase na sustentabilidade. Na segunda colocação, as arquitetas Juliana Schuck e Kissia Krause projetaram uma banca de livros versátil e com mobilidade, possibilitando diversas opções de montagem. Em terceiro lugar ficou a equipe dos arquitetos Luigi Pedrollo, Élcio Jardel da Silva, Tarsila Bresolin de Azevedo e da estudante Rafaela Sprandel, que criaram um projeto valorizando cores e movimento.    

Para o presidente da CRL, o evento sinalizou a evolução, sem esquecer a história, a memória e a essência da Feira que chega aos 65 anos em 2019. “Ao propor um diálogo com a Praça, o ambiente e o público, tendo como foco o acesso ao livro, a Feira mostra-se presente, atuante e resistente. E reafirma a importância de reunir várias vozes sociais para refletir e contribuir com uma ação que é da cidade.”  

Projeto vencedor foi elaborado por Paula Fortes Fumegalli e Luiza Maia Fagundes. Arte: Divulgação

O concurso A Evolução faz parte da história – Reinventando as Barracas da Feira do Livro de POA é uma parceria da CRL com a Minimum, empresa que realiza concursos de arquitetura e design para a cidade, criada por Tomás Maciel Echel e Pedro Maciel Echel, em 2018. A participação de acadêmicos e recém-formados em Arquitetura e Design totalizou 55 inscritos, de nove estados, pelo site www.minimumpoa.com.br. Das 44 propostas entregues, três foram selecionadas.

As três equipes finalistas do concurso tiveram a oportunidade de defender suas propostas no evento, diante de um júri formado por Isatir Bottin Filho, presidente da CRL; arquitetos Paulo Bregatto, Felipe Helfer e Germana Konrath; e Marco Aurélio Alves, presidente do Conselho de Cultura do Estado. O primeiro lugar ganhou R$ 700,00 e o segundo, R$ 300,00, além de direito a cursos. O terceiro, desconto para curso na área de arquitetura.

A 65ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 1º a 17 de novembro de 2019 na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha.

Da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s