“Momento cultural de maior importância do Rio Grande do Sul, a Feira do Livro de Porto Alegre começou.” Assim o presidente do Conselho de Cultura do Estado, Marco Aurélio Alves, sintetizou a escolha da equipe vencedora do Concurso de Projetos de Barracas no último dia 22, pela manhã, no Auditório do MARGS. Conforme o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Isatir Bottin Filho, o objetivo da iniciativa é incentivar os associados a modernizar as bancas com um design mais arrojado, adequado ao espaço físico e com maior acessibilidade. “A ideia está lançada”, enfatiza.
O projeto da arquiteta Paula Fortes Fumegalli e da estudante Luiza Maia Fagundes conquistou o primeiro lugar, propondo maior integração da Feira com a Praça da Alfândega e o seu entorno, com ênfase na sustentabilidade. Na segunda colocação, as arquitetas Juliana Schuck e Kissia Krause projetaram uma banca de livros versátil e com mobilidade, possibilitando diversas opções de montagem. Em terceiro lugar ficou a equipe dos arquitetos Luigi Pedrollo, Élcio Jardel da Silva, Tarsila Bresolin de Azevedo e da estudante Rafaela Sprandel, que criaram um projeto valorizando cores e movimento.
Para o presidente da CRL, o evento sinalizou a evolução, sem esquecer a história, a memória e a essência da Feira que chega aos 65 anos em 2019. “Ao propor um diálogo com a Praça, o ambiente e o público, tendo como foco o acesso ao livro, a Feira mostra-se presente, atuante e resistente. E reafirma a importância de reunir várias vozes sociais para refletir e contribuir com uma ação que é da cidade.”

Projeto vencedor foi elaborado por Paula Fortes Fumegalli e Luiza Maia Fagundes. Arte: Divulgação
O concurso A Evolução faz parte da história – Reinventando as Barracas da Feira do Livro de POA é uma parceria da CRL com a Minimum, empresa que realiza concursos de arquitetura e design para a cidade, criada por Tomás Maciel Echel e Pedro Maciel Echel, em 2018. A participação de acadêmicos e recém-formados em Arquitetura e Design totalizou 55 inscritos, de nove estados, pelo site www.minimumpoa.com.br. Das 44 propostas entregues, três foram selecionadas.
As três equipes finalistas do concurso tiveram a oportunidade de defender suas propostas no evento, diante de um júri formado por Isatir Bottin Filho, presidente da CRL; arquitetos Paulo Bregatto, Felipe Helfer e Germana Konrath; e Marco Aurélio Alves, presidente do Conselho de Cultura do Estado. O primeiro lugar ganhou R$ 700,00 e o segundo, R$ 300,00, além de direito a cursos. O terceiro, desconto para curso na área de arquitetura.
A 65ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 1º a 17 de novembro de 2019 na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha.
Da assessoria