Airton Ortiz lança edição comemorativa de seu primeiro livro na Feira do Livro de Porto Alegre

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de acervo pessoal

.

Em comemoração aos vinte anos da publicação de Aventura no topo da África, seu primeiro livro, Airton Ortiz autografa edição especial na terça-feira, dia 5 de novembro, às 17h30min, na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. Um pouco antes, às 16h30min, o autor faz no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo palestra ilustrada sobre a expedição que originou a obra.

O sucesso do lançamento de Aventura no topo da África pela Editora Record em 1999 permitiu ao escritor se dedicar com exclusividade à literatura de viagem, tornando-se o principal autor brasileiro no gênero, e começou a consolidar seu nome como criador do Jornalismo de Aventura. Em Aventura no topo da África (Editora Metamorfose, 224 páginas), o escritor gaúcho compartilha mais do que a narrativa: engloba as informações geográficas e históricas, as dúvidas que o assolaram, as suas sensações sinceras e a experiência de sair do Brasil e chegar ao céu da África, numa obra que resistiu ao tempo, instigante e atual.

Antes de chegar no cume nevado do monte Kilimanjaro – o ponto mais alto do continente africano, com 5.895 metros de altitude e dez graus negativos ─, o leitor passa pela África do Sul, Suazilândia, Moçambique, Tanzânia e pelos safáris dos parques nacionais, até começar a escalada de uma das montanhas mais interessantes do mundo.

A reportagem histórica e política de cada local visitado se mistura com as aventuras vividas pelo autor. Ora o tema é segregação racial, independência ou monarquias, ora é o caso de um assalto que o fez perder seus cartões de crédito. Minas terrestres e misturas linguísticas ou um gavião que atirou seu óculos para longe. Entre búfalos e leões, baobás, vulcões e a nascente do rio Nilo. E o dia a dia da escalada, trecho por trecho, até chegar ao pico nevado do Kilimanjaro.

Autor organiza o nova expedição para a África

Vinte anos depois, Ortiz vai compartilhar a experiência com o leitor que estiver disposto a ir além das páginas do livro Aventura no topo da África, vivenciando parte do passeio. O escritor está organizando a Expedição Cultural Aventura no Topo da África, um safári guiado por ele com vinte expedicionários para refazer os passos da jornada que deu origem ao livro.

A viagem será realizada em duas semanas de agosto de 2020 e percorrerá as savanas do Quênia e Tanzânia, indo desde o Parque Nacional Monte Kilimanjaro (sem incluir a escalada) até o lago Vitória, na fronteira com Uganda. Por fim, terminará na ilha de Zanzibar. Os passeios serão realizados em jipes com motoristas e guias locais e os equipamentos de camping e trekking estão incluídos no pacote.

Interessados em participar pode entrar em contato com Atenas Turismo pelo telefone (51) 9 9105.2075.

Sobre o autor
Com 22 livros publicados – entre reportagens, crônicas e romances -, Airton Ortiz ganhou o Prêmio ARI de Jornalismo Cultural e foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo. Criador do gênero Jornalismo de Aventura, atualmente dedica seu tempo a viajar pelo mundo em busca de histórias interessantes e personagens extraordinários. 

.

Aventura no topo da África
Airton Ortiz
224 p.
15,5 x 22,5 cm
978-85-53074-76-1
R$ 39
Editora Metamorfose

.

Da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s