Cultura pop e muito mais com Cristiano Bastos

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

Um dos mais reconhecidos jornalistas de música e cultura pop do Brasil, Cristiano Bastos chega ao catálogo da Zouk, casa editorial porto-alegrense, com Nova Carne Para Moer – Seleção de Textos sobre Cultura Pop, Arte, Perfis, Entrevistas e Artigos. O livro reúne duas décadas de jornalismo exercido pelo autor nos diversos veículos nos quais atuou.

Dentre as reportagens selecionadas, estão trabalhos que levaram meses (ou anos) para serem concluídos, como Caça ao Tesouro e Agreste Psicodélico, que abordam, respectivamente, a história do disco Native Brazilian Music (um documento importantíssimo e pouco conhecido da música brasileira) e a trajetória por trás do clássico Paêbirú – Caminho da Montanha do Sol, de Lula Côrtes e Zé Ramalho.

Na sessão de entrevistas, estão presentes nomes como Zé Ramalho, Baby do Brasil, Alceu Valença, Sergio Mendes, Caetano Veloso e Décio Pignatari. Na categoria de perfis, surgem personalidades como João Donato, Luiz Gonzaga, Nelson Gonçalves e Plato Divorak (publicado originalmente na edição #36 da NOIZE). Há ainda um capítulo de artigos, que incluem a relação do teórico Guy Debord com o movimento punk britânico e a importância de Marc Bolan, do T-Rex, para o punk.

A orelha do livro foi escrita pelo professor de cinema Carlos Gerbase e o prefácio pelo ficcionista Marcelo Benvenutti.

O lançamento ocorre na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, a partir das 19h, no Casa Obscura (Rua Garibaldi, 776 – Independência, Porto Alegre/RS). O ingresso custa R$ 5. Na ocasião, haverá show com Plato Divorak & Os Exciters e venda dos compactos com as faixas “Mulher brasileira”, “Jacqueline dos teatros”, “Cinema 180 graus” e “Toda a glória de geleia Raio-X”.

Sobre o autor
Cristiano Bastos é jornalista formado pela PUCRS. Foi colaborador da Bizz e repórter da Bien’Art (Fundação Bienal de São Paulo). Escreve na revista ESPN. Faz reportagens para a Rolling Stone. Já publicou também os livros Gauleses Irredutíveis – Causos e atitudes do rock gaúcho (Sagra Luzzatto, 2001), Julio Reny: História de Amor & Morte (Artes & Ofícios, 2015), Júpiter Maçã: A Efervescente Vida e Obra (Plus, 2018) e Nelson Gonçalves – o Rei da Boemia (Plus, 2019).

Nova carne para moer
Cristiano Bastos
260 p.
16 x 23cm
978-85-8049-095-4
R$ 44,80
Editora Zouk

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s