Maiara Alvarez: Muito menos

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A tecitura do texto é um ofício milimétrico, manual, detalhista e que exige um talento talhado a partir e através da prática. Uma letra, outra letra, uma palavra, uma oração. Pontuação, acentuação. Sintaxe, parágrafo, um conto. Vários contos, um livro. Dois autores, dois… livros? Quantas histórias?

Abro a página e é a Laís, mas é o Marcelo e são as Marias. Paulo, Pedro e João formam contos diferentes e ainda assim a trama segue no mesmo tecido. Todas as páginas estão coladas na mesma pequena lombada. Do lado avesso, abro a página, a primeira, que eu achava que era a última — e também é —, e é o Marcelo, mas é a Laís e são o pai, a irmã, o marido, a filha e o genro.

Maria Helena é virgem desde que o pai saiu de casa.

Um livro de viagens que conta outras viagens. A viagem do Rodolfo, em Escrever um miniconto é desafiador e, ao contrário do que se pode pensar a lógica banal, único tipo de lógica a que tenho acesso, exige um domínio ainda mais aguçado das ferramentas do parágrafo “um” desta resenha. O arco da história se abre e se fecha na mesma página. Ali, se encaixam todos os elementos e processos da criação de um conto. Que tem um nome maior do que o conto que é conto “normal”: miniconto. Que já um conto menor do que os primeiros contos que tinham o tamanho de Minicontos e muito menos, com muito mais letras sobre o papel.

Drag Queens brincam — no sentido lúdico e provocador — com o conceito de expressão de gênero na sociedade. Minicontos brincam — no sentido lúdico e provocador — com o conceito de literatura, história e arco narrativo. São um texto próprio, que agrega características de outros textos, com uma maneira única de se expressar e ocupar espaço.

— Pequei, padre. Nós dois pecamos.
— Vá em paz. E fale mais baixo, filho.

Ah, e são ótimos para a sala de aula. Os livros e as Drag Queens.

Minicontos e muito menos é uma publicação da Casa Verde, Série Lilliput, de autoria de Laís Chaffe e Marcelo Spalding, com ilustrações de Alexandre Oliveira. Laís Chaffe nasceu em Porto Alegre, jornalista, escritora e roteirista. Idealizou o projeto Cidade Poema e publicou Carne e trigo (poemas, coleção Instante Estante, Castelinho Edições, 2012), Medusa (poemas infantis, série PoeMitos, Casa Verde, 2011) e Não é difícil compreender os ETs (AGE, 2002). Ocupa a cadeira 36 da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul e foi diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL). Marcelo Spalding é professor, escritor, editor e jornalista. Pós-doutor em Escrita Criativa pela PUCRS, dirige a Metamorfose Cursos e a Editora Metamorfose. É autor dos livros Escrita Criativa para IniciantesAs cinco pontas de uma estrela, Vencer por Linhas Tortas, Crianças do Asfalto, A Cor do Outro, Minicontos, Mitos Virtuais e Liga da Literatura.

Minicontos e muito menos
Laís Chaffe e Marcelo Spalding
Alexandre Oliveira, ils.
120 p.
11 x 17 cm
Casa Verde, 2009

Maiara Alvarez é bacharel em Jornalismo e especialista em Leitura e Produção Textual. Conta histórias desde que aprendeu a repeti-las de forma oral. Foi criança que inventou palavras. Jovem, notou que poderia criar algo maior. Trabalhou no terceiro setor, participando de eventos literários e escrevendo projetos, um deles premiado nacionalmente. Escreve, edita e fotografa. Atua com revisão desde 2011, com jornais, relatórios, produções acadêmicas e ficção, e hoje ministra uma oficina na área.
Foto: Acervo pessoal

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s