Prêmio da ARL recebe inscrições até 21 de agosto

Texto: Assessoria
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Estão abertas de 1º de julho a 21 de agosto as inscrições para a quarta edição do concurso literário da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL), que em 2020 traz como novidade mais uma categoria, a de melhor livro de crônicas publicado em 2018 ou 2019, que será premiado com o Troféu Apolinário Porto Alegre.

As outras cinco categorias são melhor romance, melhor livro de narrativa curta (conto ou miniconto), melhor livro de poesia, melhor livro de literatura infantil e melhor tese ou dissertação sobre literatura gaúcha. Todas de autores sul-rio-grandenses e obras em primeira edição.

Será concedido o Troféu Carlos Urbim ao melhor livro de literatura infantil, independente de gênero, de autor sul-rio-grandense publicado em 2019, em primeira edição. O melhor livro de poesia publicado no ano de 2019, em primeira edição, receberá o Troféu Alceu Wamosy.

E para a melhor tese ou dissertação sobre literatura gaúcha em nível de mestrado ou de doutorado, que tenha como tema a obra de um autor sul-rio-grandense ou um texto literário escrito por autor do Estado (que tenha sido defendida nos anos de 2018 e 2019 em qualquer instituição de ensino superior do país), será entregue o Troféu Dyonélio Machado.

Os troféus serão confeccionados pelo artista visual Lucas Strey. Na data da entrega dos prêmios, a ARL concederá o Troféu Academia Rio-Grandense de Letras – Escritor do Ano a um escritor ou escritora cuja obra seja reconhecida pela qualidade e amplitude, independente de gênero literário a que se dedique. Nas edições passadas foram homenageados Maria Carpi, Armindo Trevisan e Luis Fernando Verissimo.

Vencedores de 2019. Foto: iris Borges/ARL

A inscrição deve ser realizada pelo autor ou por alguém que o represente, e exclusivamente pelo Correio, enviada para a sede da Academia (Rua dos Andradas, 1234, conj. 1002 – CEP 90020-008 – Porto Alegre – RS).

O regulamento completo do Prêmio pode ser acessado no site da ARL.

Sobre a Academia Rio-Grandense de Letras
A ARL, fundada em 1901, é composta de 40 membros, eleitos por critérios de mérito literário e relevância na cena literária gaúcha. Sua sede preserva uma pinacoteca com obras doadas e uma biblioteca com livros de escritores do Estado, além de documentos de memória da instituição.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s