Gabriela Silva e o amor nos tempos do cólera

Texto: Assessoria
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Ainda muito jovem, o telegrafista, violinista e poeta Gabriel Elígio Garciá se apaixonou por Luiza Márquez, mas o romance enfrentou a oposição do pai da moça, coronel Nicolas, que tentou impedir o casamento enviando a filha ao interior numa viagem de um ano. Para manter seu amor, Gabriel montou, com a ajuda de amigos telegrafistas, uma rede de comunicação que alcançava Luiza onde ela estivesse. Essa é a história real dos pais de Gabriel García Márquez e foi ponto de partida de O amor nos tempos do cólera, que acompanha a paixão do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza.

Ministrado por Gabriela Silva, Teoria Fora da Academia é um curso que se destina a todos os interessados em literatura que desejam conhecer Teorias Literárias e formas de abordagem das obras. Nosso percurso pela literatura latino-americana continua por obras de diversos autores como Carlos Fuentes, Gabriel García Márquez, Erico Verissimo e outros. Personagens, tempo, espaço, narrador, ideias e aproximações com variados campos do conhecimento, da arte e do imaginário são alguns dos elementos que discutiremos em nossos encontros. A literatura latino-americana tem relevada significância no cânone ocidental, com obras e autores que se consagraram pelo ineditismo das suas construções e por representarem a história social e política da Américas do Sul.

A atividade ocorre no dia 31 de agosto, segunda-feira, das 9h ao meio-dia, em ambiente online. São vinte vagas disponíveis, as inscrições custam R$ 60 e devem ser feitas através do site da Casamundi.

Sobre a professora
Gabriela Silva é graduada em Letras, tem licenciatura plena em língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa pela FAPA (Faculdades Porto-Alegrenses) em 2003; Especialista em Leitura: Teoria e Prática pela FAPA em 2005; Mestre em Teoria da Literatura na PUCRS em 2009; Doutora em Teoria da Literatura com a tese Fabulae Moriendi: a ficcionalização da morte em quatro romances da literatura portuguesa contemporânea pela PUCRS, 2013. Participou do grupo de pesquisa “E o mar sempre à vista: a presença do espaço insular na narrativa açoriana pós-25 de Abril”, coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil. Integrou também o grupo de pesquisadores do Almanaque Luso-brasileiro vinculado à Universidade de Lisboa no Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa. Também participa do grupo Figuras da Ficção, coordenado pelo professor Dr. Carlos Reis da Universidade de Coimbra, Portugal. Realizou pós-doutorado com bolsa Capes de pós-doc na Universidade de Lisboa, Portugal, no Departamento de Estudos Comparatistas sob a supervisão da Prof. Dra. Helena Carvalhão Buescu com o projeto A novíssima Literatura Portuguesa: Novas identidades de escrita. Atualmente é bolsista Capes -PNPD na Universidade Integrada do Alto Uruguai – URI em Literatura Comparada. Privilegia o estudo da Literatura Portuguesa do século XX e XXI, pesquisando linhas temáticas e poéticas particulares de ficcionistas e poetas, que foram publicados em artigos, ensaios e recensões em diversas revistas e livros.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s