Carlos André Moreira conduz viagem pelo mundo dos livros

Texto: Assessoria
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Os amantes da leitura e mesmo aqueles que estão começando a descobri-la vão ganhar um conselheiro de peso para engrenar de vez nessa relação para vida toda. O jornalista, escritor e crítico literário Carlos André Moreira lança no YouTube o Admirável Mundo Livro (youtube.com/admiravelmundolivro), canal de resenhas, comentários, entrevistas e dicas sobre o melhor — e o pior também, por que não? — do universo da leitura.

O canal teve sua estreia na segunda-feira, 24 de agosto, com um vídeo que aproveita a data para abordar um dos personagens mais marcantes da história do Brasil e como ela tem sido retratada pela literatura de ficção nacional: Getúlio Vargas, que com um tiro contra o próprio peito, saiu da vida para entrar para a história em 24 de agosto de 1954. Além de apresentar as principais obras que se aventuram a romancear a partir da vida do ex-presidente, o vídeo fala também da fama de mau agouro que persegue o oitavo mês do calendário.

O Admirável Mundo Livro é o primeiro projeto solo do jornalista após duas décadas de atuação na imprensa diária, período em que se especializou na crítica literária. Graduado em jornalismo pela UFRGS em 1996 e mestre em Letras pela mesma universidade, Moreira teve passagem pelo Jornal do Comércio antes de ingressar no jornal Zero Hora, onde atuou nas editorias de economia, geral, polícia e esportes, até se consolidar como setorista e crítico de literatura no Segundo Caderno, editor do caderno Cultura e co-editor dos suplementos PrOA e DOC.

— A ideia é experimentar com a forma do vídeo para tentar casar abordagens mais aprofundadas com o humor e a informalidade da plataforma. O blog terá resenhas e textos sobre o que vem sendo publicado mais recentemente ampliando o foco e trazendo conteúdo nem sempre passível de ser desenvolvido em vídeo — diz o jornalista.

Além do canal no YouTube, o Admirável Mundo Livro se desdobra em um Blog na plataforma Medium (medium.com/@admiravelmundolivro), e está também no Facebook, no Twitter e no instagram.

Assista o primeiro episódio abaixo e inscreva-se no canal.

Sobre o jornalista
Reconhecido no jornalismo cultural no Rio Grande do Sul, Carlos André Moreira já recebeu o Prêmio Açorianos Destaque em Mídia Digital com o Blog Mundo Livro, em 2009; o Prêmio ARI de Webjornalismo com a equipe do webdocumentário “Fichados do DOPS no RS”, em 2013; e uma menção honrosa, também do Prêmio Ari, pelo caderno Cultura especial “Uma geração vai, outra geração vem”, em 2012. Tradutor e editor, o jornalista é também autor. Como ficcionista, teve contos publicados nas revistas Etc (Travessa dos Editores) e Coyote (Iluminuras), e nas coletâneas Fake Fiction (Dublinense, 2020), Tu, Frankenstein II (2015), Contos Comprimidos (Casa Verde, 2008) e   Contos de Oficina 28 (Ws, 2001), entre outros. Publicou o romance Tudo o que fizemos (Leitura XXI, 2009) e realizou a última atualização de História dos Grenais (LP&M, 2009), coautoria com Nico Noronha, Mario Marcos de Souza e David Coimbra. Também atua como tradutor e preparador editorial – para a LP&M, traduziu policiais de Agatha Christie.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s