Uma aventura de autodescoberta e sobrevivência

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Em coedição, Libretos e Physalis lançam o primeiro volume de As Aventuras de  Fabrício Bomtempo, HQ com roteiro de Christian David e desenhos de Ernani Cousandier.

O texto que deu origem a esta HQ tinha a forma de uma novela fantástica juvenil. O escritor Christian David pretendia lançá-la na versão em livro. A partir do contato e da amizade com Ernani Cousandier, ficou claro que o formato HQ era uma alternativa viável e o projeto foi assumido pelas editoras Physalis, de Passo Fundo, e Libretos, de Porto Alegre.

Reprodução

A parceria entre Christian David e Ernani Cousandier começou em 2017. Christian fora convidado para ser patrono da Feira do Livro de Bento Gonçalves e Ernani seria o autor homenageado. Os dois não se conheciam, mas logo se identificaram como amantes antigos dos quadrinhos. E se fizessem algum projeto juntos? Este volume é a primeira parte de uma história que se encerrará no volume dois.

Reprodução

“Nesta história em quadrinhos, Christian David e Ernani Cousandier dividem sonhos conosco. Sonhos materializados em imagens e palavras. Sonhos que se tornaram cenários e personagens. Sonhos que, em forma de HQ, podem falar conosco e nos levar mesmo para além deles. São sonhos sobre um dos mais antigos desejos da humanidade: a imortalidade! Quem nunca desejou vencer o tempo e a morte? Seres imortais povoam o imaginário de todos os povos. Isso prova apenas o quão profundo é esse sonho. Há, no entanto, outro sonho que esse quadrinho materializa. O sonho do lar. Ou o pesadelo de não poder ter um. O protagonista, por motivos que cada um descobrirá ao ler, pode possuir casas, mansões até…Mas não pode repousar nelas. E, sem a possibilidade de repouso e segurança, nenhum lar é doce ou mesmo chega a existir”, escreve o youtuber e professor de sociologia Alessandro Garcia da Silva, prefaciador da obra.

Sobre a obra
Ousado e sensível, Fabrício Bomtempo é um indivíduo na fase mais complicada da existência humana, e permanecerá nela por muito mais tempo que outro. Com a maldição que recaiu sobre seu tio, seus problemas atuais são redobrados. Ele precisa dar conta das relações sociais e ainda solucionar o mistério de sua existência. Tudo isso sem ser pesado ou caótico. Para sobreviver usa o humor e o amor para aliviar sua vida indecifrável e impossível.

Sobre os autores
Christian David tem mais de 20 títulos publicados e algumas de suas obras foram reconhecidas com prêmios: AGES, Off-flip e Academia Rio-grandense de Letras. Nascido e criado em Porto Alegre, utiliza-se de cenários cotidianos ou fantásticos para contar suas histórias.

Ernani Cousandier lançou, com roteiro e desenhos próprios, dois álbuns em quadrinhos, um deles ganhador do Prêmio Angelo Agostini como Melhor Lançamento Independente de 2014 pela Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo. Em 2017, foi homenageado na 34ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, onde reside e trabalha.

A dupla está presente também em uma tira semanal: Mosco Tosco – aventuras e desventuras de um inseto nada convencional, publicada pelo Grupo Matinal Jornalismo e por Literatura RS, além do Facebook e Instagram, nos perfis do próprio personagem.

O anel Cardinale – As aventuras de Fabrício Bomtempo – vol 1
Christian David e Ernani Cousandier
Quadrinhos
56 p.
21 x 28
R$ 45
Libretos/Physalis
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s