Dublinense traz ao Brasil mais um romance de Buchi Emecheta

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

Aku-nna é uma jovem igbo que vê a vida ruir após a morte do pai. Junto com a mãe e o irmão, ela precisa deixar a capital, Lagos, e retornar ao povoado rural de Ibuza, onde vai enfrentar as angústias da adolescência e as rígidas tradições patriarcais do seu povo. Lá, ela se apaixona por Chike, filho de uma família próspera, mas descendente de pessoas escravizadas, e esse amor é considerado uma afronta à cultura dos igbos. Só que o casal está disposto a tudo para ficar junto, mesmo sabendo que esse caminho pode levar à tragédia.

Esta é a trama de Preço de Noiva, novo romance de Buchi Emecheta que a Dublinense, casa editorial sediada em Porto Alegre, traz ao Brasil. “O choque das culturas cristã e africana, de gerações, de devoções antigas e modernas, e de costumes de grupo e a vontade individual são todos vividamente retratados neste romance puro, fluido e envolvente”, escreve a revista The New Yorker.

A obra chega ao Brasil com tradução de Julia Dantas, apoiadora de LRS. Confira um trecho abaixo:

“As crianças ficaram ali na varanda, agarradas aos pilares para terem apoio, resfriando as suas bochechas quentes contra a superfície de cimento, e apenas observaram fixamente

Nna atravessou a rua não asfaltada em frente à casa deles, com seus sapatos de lona marrom fazendo rangidos contra os quentes 1 8 pedregulhos vermelhos. Um caminhão de caçamba aberta vinha sacudindo desde a outra ponta da rua, chiando sob o peso da madeira amarrada na parte de trás. Os madeireiros, que se seguravam nas cordas com as quais as madeiras estavam amarradas, suavam profusamente nas costas nuas e brilhantes. Conforme o caminhão passou, ele levantou uma nuvem de poeira no seu encalço, cobrindo Nna. Ele não se virou para ver se os filhos o estavam olhando, apenas prosseguiu. A poeira da carreta o encobriu por completo e, quando finalmente baixou, parecia que ela o tinha engolido, assim como aquele profeta Elias, na Bíblia, foi devorado na sua carruagem de fogo.”

Sobre a autora
A nigeriana Buchi Emecheta é autora de mais de 20 obras, entre elas No fundo do poço (1972), Cidadã de segunda classe (1974) e As alegrias da maternidade (1979), publicados pela Dublinense. Seu trabalho aborda temas como escravidão, independência feminina, maternidade e liberdade e é reconhecida pela crítica mundial, especialmente na Inglaterra, onde residiu por mais de 50 anos até sua morte, em janeiro de 2017.

Preço de Noiva
Buchi Emecheta (trad.Julia Dantas)
Romance
224 p.
R$ 49,90
Dublinense
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s