Uma floresta, segundo Jonathas Martins

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Cores que se transformam bruscamente, revelam objetos ora em close, ora em planos panorâmicos; espaços em branco que funcionam como lacunas para serem preenchidas pela imaginação. Uma floresta ilustrada que enriquece as múltiplas vias a serem percorridas. É dessa forma lúdica que podem ser definidas as artes do gaúcho Jonathas Martins para o livro Floresta. Escrita pelo paulista Mauricio Vieira e editada pela Raiz, do Rio de Janeiro, a obra será lançada no dia 24 de fevereiro. Mas na próxima terça-feira, 2 de fevereiro, às 18h, o autor das imagens recebe a premiada escritora e ilustradora portuguesa Mafalda Milhões para um bate-papo no instagram @editora_raiz.

“A intenção é que o leitor faça muitas leituras e mergulhe cada vez mais nessas várias camadas”, explica Jonathas, a propósito de suas ilustrações para Floresta. “O poema tem algo de busca interior, de se desprender e de se conectar ao mesmo tempo. Meu objetivo, por meio das imagens, foi propor essa jornada”, completa o artista.

Floresta é um poema com temas sensíveis da natureza humana que, de forma abrupta, irrompem no universo infantil. O pequeno-grande leitor se vê face a sentimentos intoleráveis, resistentes ao tempo, incompreensíveis aos olhos de uma criança. Como fazê-la entender um mundo atroz? Com palavras gentis, por meio de um olhar poético, inspirado pela natureza, Maurício Vieira desvela uma trajetória de desconstrução em busca do essencial.

Sobre o ilustrador
Jonathas Martins adorava rabiscar pessoas, bichos e paisagens. Em casa ou na escola, a paixão pelo desenho foi aumentando com o tempo e acabou desaguando em histórias cheias de personagens tagarelas. Seu primeiro livro ilustrado foi publicado em 2019, quando a escritora Andréa Apa o convidou para participar como coautor de Boi na linha (Raiz). O livro marcou sua estreia no imaginário das narrativas para a infância

Floresta
Maurício Vieira, Jonathas Martins ils.
48 p.
Editora Raíz
R$ 35
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s