TAG encerra 2020 com crescimento de 23% no número de assinantes

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

Em um ano marcado pela revisão dos planejamentos desenhados para o período e perspectivas pessimistas, a TAG – Experiências Literárias conseguiu encerrar 2020 com resultados positivos. O clube de livros fundado em 2014 chegou ao final do ano com 60 mil assinantes em todo o país, número que representa um crescimento de 23% em sua base de assinantes, e faturamento de R$ 43 milhões. Parte do crescimento surgiu a partir das campanhas de incentivo à adesão criadas pela empresa, mas a curiosidade pelos clubes de assinatura fomentados pela pandemia também ajudou. “Notamos que muitas pessoas passaram a ter outra visão a respeito de clubes de assinatura quando permaneceram mais tempo em casa e decidiram experimentar. Esse movimento nos ajudou a crescer, pois ao longo do ano a leitura ganhou mais espaço na vida daqueles que estavam em quarentena”, avalia Arthur Dambros, vice-presidente da marca.

Efeitos da pandemia

Em decorrência dos impactos da pandemia, a TAG se viu obrigada a adiar alguns planos de expansão para a marca, no entanto a empresa manteve investimentos, como o lançamento de um novo clube, a GROW, voltado para livros de negócios e autodesenvolvimento pessoal, e que, em cinco meses, já angariou mais de 2 mil assinantes. A TAG também promoveu a mudança do seu Centro de Distribuição de Porto Alegre para São Paulo, em uma movimentação logística complexa, visto que é da capital paulista que saem a maioria dos kits enviados mensalmente pelo clube para todos os estados de federação, além do Distrito Federal.

“Ao longo do ano, vimos o quanto precisávamos das pessoas motivadas à leitura e o quanto isso foi importante para que elas, também, conseguissem passar pela pandemia. Atravessamos um longo período de ajustes, que incluiu a mudança do Centro de Distribuição, uma ampliação do foco em branding, a percepção ainda maior da importância do engajamento dos nossos assinantes e, claro, a necessidade de pisar no freio em alguns projetos mais arriscados para que pudéssemos nos focar em conter riscos e desenvolver, com cuidado, as soluções para atravessarmos esse ano difícil”, afirma Dambros.

Experiência digital

O ano também serviu como aprendizado. E foi a partir da troca de experiências com seus assinantes que o clube viu na experiência digital um novo campo para reafirmar o seu papel como formador de um público leitor ativo e participante. Por exemplo, logo no início da pandemia, com a perspectiva de atrasos na entrega dos kits, a TAG promoveu uma parceria com editoras para disponibilizar versões em e-book dos títulos que estavam sendo enviados.

Do ambiente digital nasceram diversos projetos que fomentaram o engajamento com assinantes e não assinantes, como o festival Páginas Vibrantes da América Latina, que foi inteiramente realizado pelo canal do Youtube da marca, e que contou com a participação de mais de 15 convidados, entre escritores e artistas, em uma programação de cinco encontros abertos ao público. Outra iniciativa da TAG que fomenta o engajamento online é o aplicativo Cabeceira. Lançado no final de 2019, o app, que é gratuito e não depende da assinatura do clube, hoje forma uma comunidade literária de mais de 100 mil pessoas que utilizam a plataforma para registrar suas leituras e buscar informações sobre literatura. A importância destas iniciativas fez com que a empresa criasse, no final de novembro, uma área focada especialmente nas experiências e no engajamento dos associados.

Festival contou com a participação de Jeferson Tenório, Cidinha da Silva, Itamar Vieira Júnior, Julián Fuks, Socorro Acioli e outros nomes. Reprodução

“Começamos 2020 com altas apostas, mas a pandemia nos atingiu em cheio, assim como a todas as pessoas e empresas do mundo. Mantivemos a transparência entre líderes e colaboradores e nenhuma demissão aconteceu por causa da pandemia. Levamos o conceito de experiência no nosso nome, pois ela é parte fundamental do que somos, e acreditamos que os desafios que 2020 nos apresentou serviram também para amadurecer o nosso produto”, completa.

Visite!

taglivros.com

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s