Uma coleção de desculpas para não escrever

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Poemas, listas, contos e fragmentos de autoras e autores que confessam ou inventam pretextos que os mantêm no limbo da página em branco, na tentativa de entender, como dizia Salvador Dalí, “a doce angústia criativa”. Esta é a proposta do livro não escrevo porque, antologia organizada por Ángela Cuartas, Geysiane Andrade, Harini Kanesiro, Juliana Maffeis, Manuela Furtado, Márcia Bastilho e Vitória Vozniak e que já está disponível no site da ediPUCRS (link externo).

Em 108 páginas, a publicação reúne 32 autores, como Rodrigo Tavares, Alexandra Lopes da Cunha, Juliana Maffeis, Marcelo Labes, entre outros nomes, em 32 textos que refletem o desafio do bloqueio criativo na escrita. A publicação nasceu após a experiência de uma oficina em 2018 para os estudantes da Graduação e Pós-graduação em Escrita Criativa da PUCRS em que se debateu e escreveu sobre a impossibilidade do ato criativo e as razões que mantém os autores sujeitos ao impasse criativo. Em seguida, foi aberta uma convocatória para submissão de textos sobre o tema, o que deu origem a não escrevo porque.

“Mais do que o desejo da escrita, que era muito forte, compartilhávamos dúvidas sobre a necessidade do gesto e sobre a origem da paralisia, da constante autosabotagem, que ultrapassava os limites do ato criativo. Há quem diga que a vocação é uma teimosia, uma incapacidade para não fazer. A gente desconfiava dessa nos- sa incapacidade e, ao mesmo tempo, trançava conversas estimulantes sobre tudo aquilo que começávamos e não terminávamos”, escreve Ángela Cuartas na apresentação da antologia, referindo-se ao encontro em Bogotá que deu origem à ideia de uma publicação sobre os pretextos para a não escrita.

não escrevo porque
Vários autores
108 p.
ediPUCRS
R$ 34,90
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s